Estados investem no projeto "Rota Amazônia", que visa articular atrativos da Amazônia para ganho de competitividade no mercado internacional
O secretário de Estado
de Turismo do Pará (SETUR), André Dias, cumpriu extensa agenda na última
semana, quando participou de visitas técnicas a atrativos, reunião com
representantes do trade e o titular da Secretaria de Turismo do Maranhão, Paulo
Matos, em São Luís, capital do estado vizinho. O encontro, que se encerrou no
último domingo (22) fez parte do trabalho de articulação, desenvolvimento e
fomento da Rota Amazônia, projeto que reúne atrativos do Pará, Amazonas e
Maranhão, com foco principalmente no mercado de turismo de longas distâncias.
“Estamos muito entusiasmados em poder dar
continuidade a um projeto que nós estamos trabalhando já há algum tempo, que é
o 'Rota Amazônia'. Ele prevê a integração dos nossos destinos amazônicos para
promoção desses produtos principalmente no mercado internacional. O ano de 2023
é para decolar de uma maneira bem forte e incisiva nesse mercado”, afirma André
Dias.
Já o secretário de Turismo do Maranhão,
Paulo Matos, destacou a importância do encontro com Dias. “Foi muito importante
por conta do nosso projeto da Rota da Amazônia, que reúne Pará, Maranhão e
Amazonas. Uma rota integrada, assim como já temos a Rota das Emoções, que já
vendemos para outros estados do Brasil e o mundo inteiro. Num esforço conjunto,
onde cada estado ficou de apresentar dois produtos. No Maranhão já escolhemos
São Luís e Lençóis Maranhenses”, explicou.
A ideia do "Rota Amazônia" é
unir os principais atrativos da Amazônia dos três estados, que mais recebem
turistas na região, para ganho de competitividade no mercado internacional. A
iniciativa privada tem sido convidada para aderir ao projeto, para que agências
de viagem e operadoras de turismo possam vender esses roteiros e pacotes. A
expectativa é que a rota possa gerar maior atratividade, acessibilidade e
capacidade de geração de fluxo turístico na região.
O secretário do Maranhão, Paulo Matos,
falou também da importância de um voo na Amazônia com ligação direta para a
América do Norte, a linha Belém-Fort Lauderdale (Flórida, EUA), operado pela
Azul. “Nós queremos atrair e aproveitar esse voo internacional vindo dos EUA
com conexão em Belém para trazer o público norte-americano para conhecer esses
nossos atrativos amazônicos. Esse é um esforço das esferas públicas, mas também
com a participação ativa do trade turístico e empresários. Uma grande
oportunidade para os estados amazônicos, num esforço unificado de promoção,
divulgação e comercialização, que sozinhos não teríamos condições de fazer”,
comentou.
O secretário do Pará, André Dias, lembrou o reconhecimento internacional que destinos da Amazônia têm obtido nos últimos anos. “Quero parabenizar o estado do Maranhão. Fiquei muito feliz quando vi na lista de sugestões de destinos para visitar este ano do jornal New York Times a presença dos Lençóis Maranhenses. É um motivo de muito orgulho para nós amazônidas. Eu tenho certeza que trabalhando em conjunto, aliando toda a atratividade do Pará, Maranhão e Amazonas, com a nossa malha aérea, vamos conseguir trazer mais turistas e assim gerar mais emprego e renda para a nossa população com o turismo”, concluiu
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Foto Divulgação: PAULO MATOS, Secretário de Turismo do Maranhão e ANDRÉ DIAS, Secretário de Turismo do Pará Fonte: agenciapara.com.br |
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