
Manaus - A empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) estima um aumento de 40% no fluxo de turistas na temporada de cruzeiros no Estado, prevista para começar no dia 29 de outubro, até 28 de abril de 2011. São esperados cerca de 19,7 mil visitantes por esse meio de transporte.
No ano passado, a Amazonastur registrou 14.139 turistas provenientes de cruzeiros marítimos. De acordo com a presidente do órgão, Oreni Braga, a estimativa é que esses turistas injetem na economia amazonense cerca de R$ 8 milhões.
O primeiro cruzeiro a passar pelo Estado, segundo a Amazonastur, será o Aida Vita, de bandeira alemã, que deverá trazer cerca de 1,2 mil turistas. Fecha a temporada o navio que Hanseatic, também de bandeira alemã e cuja estimativa de passageiros não foi divulgada.
“Toda essa movimentação é fruto do trabalho de promoção que estamos fazendo nas principais feiras específicas de cruzeiros, como a Seatrade Miami (nos Estados Unidos). Além disso, a temporada de cruzeiros vai gerar cerca de 20 mil empregos efetivos e temporários”, projeta a presidente da Amazonastur.
Dados do órgão obtidos junto a operadores de turismo do segmento indicam, ainda, que os principais países emissores de turistas de cruzeiros para o Amazonas são os Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.
Fluxo
Neste ano, a Amazonastur contabilizou o registro de 411.935 turistas de janeiro a agosto no Estado, número 4,09% maior que em igual período do ano passado, quando o fluxo foi de 395.758 visitantes. O balanço da AmazonasTur foi feito com base nas Fichas Nacionais de Registros de Hóspedes e os Boletins de Ocupação Hoteleira. Até o final deste ano, a expectativa do órgão é que o Amazonas receba 620 mil turistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário