![]() Edson Garcia, da FENACLUBS, Nelson de Abreu Pinto, da CNTur, Ministro Gastão Vieira e Paulo Roberto André, Secretário Nacional de Políticas do Turismo do MTur, na audiência no Ministério do Turismo.
FENACLUBES filia-se ao turismo para fortalecer projetos com vistas aos grandes eventos turísticos e esportivos da década
O ministro Gastão Vieira, do Turismo, recebeu em audiência o presidente da CNTur – Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto, no da 11 de setembro de 2012, que se fazia acompanhar de líderes de diversos segmentos do turismo. Um dos motivos foi dar conhecimento ao Ministério do Turismo da filiação da sua sétima federação, a FENACLUBES – Federação Nacional de Clubes Desportivos, à CNTur, ampliando a área de atuação do turismo interagindo com a atividade esportiva. Deu ênfase ao trabalho que a entidade vem desenvolvendo no país, especialmente através de seu “Programa Nacional de Qualificação Profissional para o Turismo”.
Programa de Qualificação
O Programa Nacional de Qualificação Profissional para o Turismo, entregue ao Ministro do Turismo, visa atender as demandas de qualificação profissional aos diferentes segmentos profissionais do turismo, proporcionando as habilidades e competência necessárias à hotelaria, gastronomia, alimentos e bebidas, agências de viagens e operadoras turísticas, bem como o setor de eventos com recursos do PRONATEC repassados pelo Ministério do Turismo. Visa também atender a demanda de mão de obra qualificada para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Esse programa oferta cursos profissionalizantes não só para o público que não concluiu o ensino fundamental, mas também para os que já completaram o ensino médio, oferecendo uma quantidade maior de oportunidades para todos os potenciais trabalhadores da cadeia produtiva do turismo. Para isso a CNTur criou a Rede Brasil de Qualificação Profissional núcleo seminal da futura Universidade Corporativa . Firmou termos de cooperação, convênios e parcerias em todos os estados brasileiros, com Universidades Públicas Estaduais e Federais, Institutos Estaduais e Institutos Federais que possuem graduação técnica em Turismo. Recentemente ampliou sua parceria com a CONTRATUH – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços, ligada à CUT.
Sete Federações
Nelson de Abreu Pinto apresentou ao ministro Gastão Vieira a sétima entidade filiada à CNTur – a Federação N acional dos Clubes Esportivos – FENACLUBES, que possui um quadro de associados de 13 mil clubes em todo o Brasil, que veio se interagir com o setor turístico. Com essa adesão a CNTur que originariamente tinha como filiadas apenas 3 Federações, a FENCATR – Federação Nacional do Turismo, FHORESP – Federação de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo e a FHORESC - Federação nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Sana Catarina.
Hoje a CNTur é sustentada por sete Federações, das quais 3 de âmbito nacional e quatro regionais, num total de 7 filiadas. As federações nacionais são FENACTUR – Federação Nacional das Empesas de Turismo; FENERC – Federação Nacional de Empresas de Refeições Coletivas; FENACLUBES - Federação Nacional de Clubes Esportivos. As quatro entidades regionais são – FHORESP - Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo, FHORESC – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina; FHOREMG– Federação e FeBAH – Federação Baiana de Alimentação e Hospedagem (as duas últimas em fase de aprovação no MTE). Compareceram à audiência acompanhando o Presidente da CNTur: Tárcício Schmitt, da FHORES, Paulo César Marcondes Pedrosa, da FHOREMG; Sílvio Pessoa, da FeBAH, Edson Garcia, da FENACLUBES, Carlos Alberto de Sá, da ABAV-DF, Henrique Hargreaves, presidente do ConCNTur, Carlos Augusto Pinto Dias. da ANR, Roberto Baungartner, diretor da rede Accor de Hotéis e Ticket Refeições, Marco Aurélio Costa, da rede de Restaurantes e dos diretores Antônio Henriques Branco, Sebastião Duarte, Maurício Bernardino, Sérgio Martins Machado, Virgílio Nelson de Carvalho, Mário de Faria Filho, Rômulo Bustamantt e José Osório Naves. |
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário