Flávio
Dino quer colocar o Maranhão nas rotas internacionais.
Presidente
da Embratur defende políticas públicas de turismo para trazer estrangeiros ao
estado e oferecer voos diretos para outros países.
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Ele é a referência no campo da oposição no Maranhão. Flávio Dino
(PC do B) ganhou destaque nos últimos anos ao vencer uma eleição para deputado
federal e ser o segundo colocado nas disputas pela prefeitura de São Luís em
2008 e para governo do estado em 2010.
Desde 2011 ocupa o cargo de presidente da Embratur e vem propondo políticas públicas para o turismo um pouco audaciosas, entre elas a chamada “céus abertos” que pretende quebrar o monopólio das empresas aéreas brasileiras no mercado nacional, obtendo como consequência uma redução no preço das passagens aéreas.
Flávio tem mostrado também boa desenvoltura à frente da empresa estatal, apesar de não ter tido em seu currículo alguma relação com o turismo antes de assumir a Embratur. O líder do PC do B no Maranhão defende melhorias na infraestrutura de São Luís para atrair turistas regionais e estrangeiros.
Em relação ao trabalho desenvolvido pela Embratur e Ministério de Turismo, o comunista diz não haver nenhum atrito com o ministro Gastão Vieira (PMDB), apesar de estarem em lados opostos na política maranhense e ainda ressalta o interesse de ambos em trabalhar de forma parceira para o desenvolvimento do turismo brasileiro.
Quando perguntado sobre a disputa política de 2014, Flávio revela que a oposição no estado tem um grupo majoritário, mas que sua candidatura depende do interesse comum dos membros desse conjunto e que tem o desejo de ser candidato ao governo. Em entrevista ao O Imparcial ele declarou não escolher adversários, mas sim modelos políticos que não estejam de acordo com o que pensa.
O Imparcial: O que a Embratur tem feito para minimizar o custo
do turismo no Brasil e evitar que o brasileiro gaste tanto no exterior?
Flávio Dino: Esse é o principal problema que temos no crescimento do turismo, seja ele nacional ou internacional. Houve um aquecimento de demanda nos últimos anos, sobretudo em razão da melhoria de distribuição de renda da população e não houve o acompanhamento correspondente no crescimento da oferta, seja no que se refere a mercado aviação ou de hotelaria. Demanda aquecida versus oferta suficiente gera elevação dos preços, chegamos a um ponto de total de total desequilíbrio. Para exemplificar a final da Copa da Alemanha a diária média era de U$S 300 e na Africa do Sul foi de U$SS 200, hoje a tarifa média em São Paulo e no Rio de Janeiro já equivalem a esses valores.
Flávio Dino: Esse é o principal problema que temos no crescimento do turismo, seja ele nacional ou internacional. Houve um aquecimento de demanda nos últimos anos, sobretudo em razão da melhoria de distribuição de renda da população e não houve o acompanhamento correspondente no crescimento da oferta, seja no que se refere a mercado aviação ou de hotelaria. Demanda aquecida versus oferta suficiente gera elevação dos preços, chegamos a um ponto de total de total desequilíbrio. Para exemplificar a final da Copa da Alemanha a diária média era de U$S 300 e na Africa do Sul foi de U$SS 200, hoje a tarifa média em São Paulo e no Rio de Janeiro já equivalem a esses valores.
O que fazer para reverter esse quadro, uma vez que estamos às vésperas de receber eventos importantes no país?
Nós temos que investir em dois caminhos: um é ampliar a oferta,
no caso da aviação, significa romper com oligopólio, onde temos poucas empresas
operando e mediante a constituição da proposta que eu tenho chamando de mercado
comum atuando no mercado da America do Sul. A União Europeia fez isso e
produziu excelentes resultados fazendo com que muitas empresas de baixos custos
se consolidassem no mercado, o que chamamos na política de aviação, de política
de ‘céus abertos’. Eu defendo essa política na America do Sul.
Como seria essa política de “céus abertos” que o senhor vem defendendo?
Nós iremos incorporar ao mercado nacional, empresas que só fazem voos internacionais, sobretudo empresas dos países vizinhos. E isso iria estabelecer uma maior concorrência. Ao lado disso a presidenta Dilma (PT) lançou um programa de aviação regional no final do ano passado, onde estão previsto o investimento de R$7 bilhões para consolidar 275 aeroportos regionais e há um subsídio econômico previsto para as empresas de aviação regional que quiserem se constituir, que pode chegar até a compra de até metade da ocupação de aeronave, visando a consolidar a criação de novas linhas. Esse é um caminho.
Como seria essa política de “céus abertos” que o senhor vem defendendo?
Nós iremos incorporar ao mercado nacional, empresas que só fazem voos internacionais, sobretudo empresas dos países vizinhos. E isso iria estabelecer uma maior concorrência. Ao lado disso a presidenta Dilma (PT) lançou um programa de aviação regional no final do ano passado, onde estão previsto o investimento de R$7 bilhões para consolidar 275 aeroportos regionais e há um subsídio econômico previsto para as empresas de aviação regional que quiserem se constituir, que pode chegar até a compra de até metade da ocupação de aeronave, visando a consolidar a criação de novas linhas. Esse é um caminho.
Quanto tempo seria necessário para implantação dessa proposta?
No caso da política de “céus abertos” pode ser imediato, eu estou defendendo que na votação do novo Código brasileiro aeronáutico, que está previsto para entrar esse ano na pauta da Câmara, para que ocorra uma legalização dessa política, atualmente é proibido. As empresas que voam hoje no Brasil tem que ser brasileiras, tem que ter 4/5, ou seja, 80% do capital na mão de brasileiros, então precisamos abrir um pouco o mercado, a fim de que, mediante o crescimento da oferta, melhorem os preços de passagem que chegou a cobranças absurdas e descompassada até com a média das tarifas internacionais, por isso hoje existe um incentivo econômico para que os brasileiros viajem ao exterior, uma vez que o mercado internacional a concorrência é maior. O cidadão que sai no Rio de Janeiro para Paris, por exemplo, tem dez opções e do Rio de Janeiro para São Luís ele tem apenas duas opções, então é claro que de acordo com a lei da oferta e procura o preço internacional comparativamente acaba sendo menor, por isso esse descompasso tem que ser corrigido com urgência.
Como a Embratur e o Ministério do Turismo trabalham nessas ações desenvolvidas para reverter esse cenário? Como é a relação?
Cada um tem o seu papel, no caso especificamente da hotelaria é a Embratur que faz essa pesquisa de preço internacional, nós comparamos dez cidades do Brasil com dez cidades fora do país e a condução política é feita pelo ministro Gastão Vieira (PMDB) junto as outras áreas de governo, então há uma sintonia, uma articulação do trabalho, fazendo com que as ações da Embratur e do Ministério alcancem o mesmo objetivo que é conseguir preço justo para os brasileiros e a vinda dos estrangeiros no Brasil.
O fato de o senhor e o Gastão Vieira participarem de grupos políticos divergentes aqui no Maranhão chega a atrapalhar essa relação?
Eu sempre digo que essa relação é igual ao futebol, aqui no
Maranhão, ele (Gastão Vieira) joga em um time e eu jogo outro, mas em Brasília
nós fazemos parte da seleção brasileira, ou seja, somos do mesmo governo.
Então, nem eu e nem ele, renunciamos nossas posições políticas no estado e
temos posicionamentos diferentes, mas atuamos juntos sob a liderança da
presidenta Dilma com o mesmo programa de governo para desenvolver o Brasil e
por isso temos uma boa parceria administrativa.
Todo mundo fala que o Maranhão tem um grande potencial turístico, mas na realidade isso não acontece, o que de fato falta para botar o estado na rota do turismo nacional e internacional?
Em primeiro lugar: infraestrutura. Existe um conceito no turismo
que uma cidade só é boa para os turistas, quando ela é boa para os cidadãos que
nela moram. Então as dificuldades que vivenciamos no dia-a-dia, como esgoto na
praia, trânsito engarrafado, Centro Histórico sem condições de ser visitado,
sem conservação adequada, tudo que isso vivemos diariamente, o turista também
observa. Então primeiro precisamos resolver o problema de infraestrutura. É a
principal questão, pois o resto vem como um efeito dominó. Não adianta fazer
divulgação, sem qualificar a infraestrutura, pois isso pode ter até um efeito
negativo, nós temos feito divulgação visando, mediante propostas dos municípios
e do governo do estado, visando garantir lucros futuros, com a melhoria da
infraestrutura.
E aqui no Maranhão essa questão do aeroporto também tem uma influência muito grande?
No caso do Maranhão nós temos um agravante, o nosso aeroporto
não liga com nenhum internacional. Eu me reuni com o secretário municipal de
Turismo, Lula Fylho e eu tenho insistindo muito para que o município de São
Luís se qualifique no programa da Embratur, que tem um incentivo a voos
charters, voos fretados, que com esse programa você cria um mercado que vai
sustentar uma ligação direta, como em Fortaleza que tem voos diretos com
Portugal e Italia, mas isso depois de 20 anos de construção de uma política
pública de turismo, então nós precisamos de estrutura para garantir a vinda do
turismo, uma melhora na divulgação, eu tenho apoiado eventos, ano passado nós
apoiamos a Feira de Turismo da França, que é uma das cinco maiores do mundo,
onde tivemos um stand de São Luís focado nos 400 anos, além de promover a
cultura através do Boi Barrica, foi uma ação da Embratur, eles ainda se
apresentaram em várias cidades, nós temos trazidos muitos jornalistas
estrangeiros para o Maranhão, ano passado, foram 14 jornalistas de diversos
países, que fizeram matérias sobre o nosso Centro Histórico, sobre nossos
atrativos.
Como o senhor compatibiliza a atividade de presidente de Embratur com a condição de pré-candidato ao governo do estado?
Nós trabalhamos sete dias por semana, a única forma de conseguir
essa compatibilização. Implementado o nosso trabalho com a nossa equipe, a qual
tem grande qualidade, pois ninguém faz nada sozinho e a equipe da Embratur é
muito boa, ao mesmo tempo que mantemos uma equipe política no Maranhão muito
boa, representada pelo nosso partido, o PC do B.
Por ser pré-candidato o senhor acha que acaba causando algum empecilho com o governo do estado, uma vez a área de atuação é a mesma na área do turismo?
Da minha parte, não. Pelo contrário, eu sempre mantive e mantenho uma excelente relação com o secretário Jura Filho (PMDB), sempre me dispus a ajudar o governo do estado, sempre apresentando projetos, da minha parte a uma posição republicana. Uma coisa é a disputa política, outra coisa são projetos conjuntos e parcerias que devem ser feitos.
Está surgindo um novo grupo no Maranhão, nomeado por Via Alternativa Popular, atualmente a disputa é polarizado entre o grupo de Sarney e o grupo anti-sarney, o senhor acha que tem espaço para essa nova formação?
Eu acho que todas as alternativas são legitimas. Eu não tenho
nenhuma pretensão de monopolizar o espaço da oposição. O campo da oposição é
muito amplo, chegando a ser majoritário e acho que todo mundo tem o seu direito
de se colocar como candidato, lançar seu ponto de vista, eu tenho uma postura
altamente democrática. Em Brasília ocorreu um encontro em que eu, Waldir
Maranhão (PP), Domingos Dutra (PT) e o ex-prefeito Deoclides Macedo (PDT)
tiramos uma foto e eu brinquei, ‘pronto está resolvido o problema da 3ª via’,
pois poderia até dizer que eu estava aderindo a 3ª via, portanto eu tenho muita
tranquilidade a isso. Acho que precisamos olhar para frente, esquecer o
passado, pensar em um Maranhão novo.
A sua candidatura é definitiva?
Definitivo é só aquilo que Deus determina, hoje sim, se a
eleição fosse amanhã, eu seria candidato, mas daqui um ano e meio, temos que
esperar, construir juntos, ouvir os companheiros. O que posso dizer que o meu
desejo é definitivo, a minha vontade, disposição para essa tarefa. Mas ninguém
é candidato a governador sozinho e não é aquele lugar comum da política, que
tem que ouvir o povo, não é isso, é a realidade.
Qual a força política que a oposição tem?
A força política que eu tenho é derivada, primeiro de um grupo
político muito amplo de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados,
sindicatos, movimentos sociais e dessas ideias da mudança, do novo, da
renovação, a força política demanda disso e eu tenho uma atitude de muita
coragem no enfrentamento dos problemas sociais do nosso estado. E os
adversários tentam estigmatizar minha coragem, minha dignidade e como se fosse
uma atitude errada, pelo contrário, tenho muita lealdade, muita firmeza naquilo
que eu acredito, e essas convicções apontam no sentido de consolidar essas
posições ao sistema que está aí há 50 anos e superar essa realidade, o Maranhão
pode olhar para frente, pode olhar a diante. Como se fosse uma espécie de um
livro que chegou ao capítulo final.
Se o senhor pudesse escolher seu adversário, quem seria o escolhido?
O meu adversário são os problemas do Maranhão, as tragédias do
Maranhão, pobreza do Maranhão, o atraso político etc. Qualquer um deles que
representarem isso serão meus adversários, eu luto contra um modelo, contra um
sistema, luto contra uma realidade e o que impulsiona minha candidatura é a
vontade do povo em superar esses problemas, a minha candidatura baseia-se
nisso.
Nesse desejo de ser governador, o senhor chega a descartar alguma composição ou aliança?
Eu tenho buscado uma conversa ampla, tenho buscado muitos
partidos, eu não tenho nenhum preconceito. Qualquer força política que quiser
defender nosso programa de governo será nosso aliado, não temos um ponto de
partida de exclusão, pelo contrário nós queremos todas as alianças possíveis
para mudar o Maranhão, nós temos um programa claro, um modelo republicano de
moralidade, ética, honestidade, desenvolvimento, moralidade...
Então o ponto de partida dessa mudança foi a eleição de Edivaldo Holanda Júnior (PTC)?
Acho que a eleição de Edivaldo foi um momento muito importante,
dele e de outros prefeitos muito importante no nosso estado, mesmo entre
aqueles que não se elegeram. Hoje eu tenho muita esperança nesse movimento que
nós representamos, não somente eu sozinho, mas o nosso grupo, que foi
amplamente vitorioso no estado, não somente em São Luís e em muitas outras
cidades do estado.
Em 2014 o senhor defende uma eleição plebiscitária?
Não é que eu defenda como vontade minha, a sociedade que está
dizendo que ela será plebiscitária, por duas questões, a primeira por conta
desse poder duradouro de 50 anos e segundo porque esse poder duradouro legou os
piores indicadores sociais, então esse será o plebiscito, ele está posto,
continuar o modelo oligárquico, ou supera-lo, nós acreditamos que esse modelo
chegou ao seu capítulo final, chegou a hora de escrever uma nova história e não
sou que vou escrever sozinho, estou apenas me dispondo a escrever a primeira
página.
Então um novo candidato na disputa poderia vir a prejudicar a sua em 2014?
Então um novo candidato na disputa poderia vir a prejudicar a sua em 2014?
Não. A dinâmica da eleição é decidida pela sociedade e não pelos
políticos, a dinâmica da eleição vai ser plebiscitária e como eu já disse, sou
um democrata por convicção e na prática, então não posso ser contra a
candidatura de ninguém, quem quiser se colocar é uma atitude legítima, eu faço
um convite, eu faço um apelo, faço um pedido. Um convite a unidade ampla e
unidade das forças da mudança, que haja um espírito de compartilhamento de idéias,
de convicções e o convite está lançado nessa entrevista ao O Imparcial.
Fonte:
Publicação: 08/02/2013
08:16
O Imparcial http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/politica/2013/02/08/interna_politica,129500/flavio-dino-quer-colocar-o-ma-nas-rotas-internacionais.shtml
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