ALEMA

ALEMA

sábado, 29 de junho de 2013

Alta do dólar afeta venda em agência de turismo

Moeda subiu 6% nas últimas três semanas.
Turista deve planejar todos os gastos da viagem


Dolar sobe 6% nas últimas três semanas (Foto: Reprodução/TV Diário)
Dólar sobe 6% nas últimas três semanas
(Foto: Reprodução/TV Diário)
A alta do dólar atrapalhou os planos de muita gente que escolheu um roteiro internacional para as férias de julho. Nas últimas três semanas, a moeda norte-americana subiu 6%.
O reflexo é sentido, especialmente, nas agências de turismo. Guilherme Salvarani é gerente de uma agência de turismo em Mogi das Cruzes  e já notou uma queda de 10% nas vendas de destinos internacionais para o segundo semestre. "Para comprarem seus passeios, as pessoas preferem esperar e aguardar para ver se o dólar vai ter mesmo uma redução", afirma.
Ele conta que para atrair os clientes nesse período e minimizar os prejuízos, algumas empresas fizeram promoções. "As promoções vieram em boa hora, porque percebendo a aumento do dólar essas promoções com a moeda custando menos ajudam a diminuir o impacto nas viagens", explica. Salvarani.
O preço do pacote é só a primeira de diversas preocupações que o turista deve planejar. Ele precisa estar consciente que gastos com passeio, transporte, alimentação e compras serão calculados em dólar também.
O engenheiro Walter Zago Ujvari costuma viajar com a família pelo menos duas vezes por ano. Juntos eles já conheceram vários países do mundo. Mas isso é fruto de muita disciplina. "Sempre tem as despesas do dia a dia como alimentação, lembrancinhas e atrações extras que estão fora do pacote. Calculamos uma média de U$200 por dia para esses gastos, mas o planejamento é fundamental". diz Zago.
Especialistas confirmam que viagens fora do período de temporada podem gerar uma economia de até 70%. Julho e agosto são os meses considerados de altíssima temporada na Europa e nos Estados Unidos.
Fonte: G1 Mogi e Suzano
 

Nenhum comentário: