quinta-feira, 18 de julho de 2013

Presidência da República quer estabelecer o Diálogo Social.


A Mesa de Diálogo Tripartite da Hotelaria e Turismo da Presidência da República, conduzida pelo Secretário Sindical da Secretaria Geral da PR, José Lopes Feijó, esteve reunida dia 17 de julho de 2013. O cenário foi a sede da CONTRACS (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), em Brasília. Avançou-se nas discussões entre trabalhadores, empregadores e governo na busca da formação de um documento com vistas ao que se chamou de Diálogo Social, definindo as posições consensuais das partes envolvidas, com foco em diretrizes comuns sobre os diversos aspectos que valorizam e dão maior qualidade aos serviços turísticos no país.
A Bancada do Governo foi representada por José Lopes Feijó, da Presidência da República e Manuel Messias, do Ministério do Trabalho e Emprego. A Bancada Patronal esteve presente pelo presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, assessorado por Ênio Miranda e José Osório Naves e do representante da CNC, Alexandre Sampaio, assessorado por Antônio Lisboa; a Bancada dos Trabalhadores teve representantes dirigentes da CONTRATUH, da CONTRACS e das cinco Centrais Sindicais.
Na ocasião foram discutidos temas relativos à Formação e Qualificação Profissional, Saúde e Segurança do Trabalhador; Resolução Rápida de Conflitos, Condições de Trabalho, Representação Sindical nas Empresas, Relações com a Comunidade e Benefícios Indiretos aos Trabalhadores e Piso Salarial.
A conclusão e texto final sobre os temas abordados deverão ser incluídos na pauta da reunião do dia 16 de agosto no escritório da Presidência da República em São Paulo, onde cada Bancada deverá apresentar o resumo de suas posições.

Nenhum comentário: