ALEMA

ALEMA

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

XXVI CIHAT abre diálogo nacional sobre o turismo brasileiro face as oportunidades dos grandes eventos

O XXVI CIHAT – Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo abriu sua versão 2013, dia 14 de outubro, pelo presidente do evento Nelson de Abreu Pinto que evidenciou as grandes oportunidades que os megaeventos de 2014 e 2016, cujo legado será de grande importância para a consolidação da atividade, abrindo o diálogo nacional sobre o tema do congresso: “Novos Movimentos no Turismo”. O evento ocorreu no Auditório Elis Regina do Parque Anhembi, em São Paulo e foi prestigiado pelas mais expressivas autoridades do setor, tendo como presidente de honra a prefeita em exercício de São Paulo, Nádia Campeão. Compareceram à cerimônia de abertura, além da prefeita em exercício, o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinicius Lummertz, representando o Ministro do Turismo; senador Antônio Carlos Valadares, presidente de CDR – Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, deputado federal Arnaldo Farias de Sá e os vice-Presidentes da CNTUR, Michel Tuma Ness, da FENACTUR; Estanislau Emilio Bresolin da FHORESC; Paulo Marcondes Pedrosa, da FHOREMG; e Sílvio Pessoa, presidente da FbHA, presidentes do ConCNTur dos estados, dentre outras personalidades, lideres do “trade turístico”, políticos e convidados especiais, além de empresários do setor.

O primeiro orador convidado foi o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, que fez uma análise crítica da situação das empresas aéreas e do alto custo dos serviços do turismo no país, cuja qualidade pode comprometer os grandes eventos que o Brasil abrigará nos próximos anos.

O Secretários de Políticas do Turismo, Vinicius Lummertz falou sobre o trabalho e as ações que o Ministério do Turismo tem feito para que o Brasil deixe de figurar em 51° lugar no ranking internacional, para o patamar mais cômodo atingindo a expectativa de até 2020 alcançarmos o número dos 10 milhões de visitantes/ano.

O senador Antônio Carlos Valadares salientou a importância do turismo não apernas para a economia, mas especialmente para a democracia brasileira, pois a atividade atrai um ingrediente limpo para o desenvolvimento nacional, sem crises pontuais ou poluentes no nível ambiental, além de contribuir, com a geração de emprego e renda, com a qualidade de vida e a inclusão social.

A solenidade foi encerrada com pronunciamento da prefeita em exercício, Nádia Campeão

FISTUR
Encerrada a solenidade de abertura do XXVI CIHAT os presentes se dirigiram ao Pavilhão de Feiras do Anehmbi, onde a prefeita em exercício, Nádia Campeão e o presidente do evento, Nelson de Abreu pinto descerraram a fita simbólica de abertura da FISTUR 2013 – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, hotelaria e Sustentabilidade do Turismo, com mostra de tecnologia e tendência para o futuros para a hotelaria e serviços do turismo.

Ainda no dia 14 ocorreram as seguintes solenidades:

14,30hs. Palestra “Otimize sua carga tributárias com eficiências e responsabilidade fiscal” ,pelo Dr. Natal Franzini, diretor jurídico para Assuntos Estratégicos de Gestão Financeira e Empresarial da CNTur

V FÓRUM CNTur 

Às 16hs foi aberto o V FÓRUM CNTur das entidades Civis e Sindicais do Turismo Brasileiro, reunindo das lideranças patronais do turismo nacional, com a participação ativa dos presidentes e diretores convidados de mais de 100 sindicatos e ConCNTur – Conselhos Estaduais das Entidades de Turismo da CNTur, diversas entidades civis, para a elaboração da Carta de Macro Diretrizes do /turismo Nacional e debates sobre resoluções sobre temas emergentes da categoria.

Às 18hs foi instalado o CONJUR – Conselho Jurídico da CNTur, presidido pelo advogado e professor de Direito Constitucional, Nelson Luiz Pinto e integrado por juristas de renome nacional.

Nenhum comentário: