ALEMA

ALEMA

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Frequência de voos Belém-Miami aquece o turismo paraense


Os voos internacionais incentivam estrangeiros a conhecer as belezas do Pará, como o Complexo Feliz Lusitânia, onde ficam o Forte do Castelo e a Casa das Onze Janelas
Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar no ranking mundial de emissores de turistas ao Brasil. Em 2011 desembarcaram em território brasileiro 594.947 turistas e em 2012 o número chegou a 586.463, representando 10,3% de todo o fluxo que o Brasil recebeu. O Pará é o destino da Amazônia que mais recebe esses turistas americanos. Em 2012,  por exemplo, dos quase 64 mil turistas internacionais que passaram pelo estado, 12,9% eram procedentes dos EUA.
Segundo o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, o início das operações de voos diretos entre Belém (PA) e Miami (EUA), no último dia 2, pela TAM, traz ao turismo do Pará novas expectativas. “O protocolo de intenções firmado no final de 2013 entre o Governo do Pará e a TAM Linhas Aéreas, para a implementação da rota aérea Belém-Miami, além de garantir um fluxo turístico direto dos Estados Unidos, representa incremento na receita com o turismo, já que a moeda americana fortalece a relação de compra e venda de produtos e serviços no setor", diz Marcelo.
Além do fluxo de visitantes ao Pará, que hoje soma mais de 1 milhão de turistas ao ano, boa parte vinda dos EUA, a nova rota da TAM representa também oportunidades de negócios para outras áreas, como a de importação e exportação, já que o transporte de cargas pelas aeronaves que fazem a rota Belém-Miami-Belém é o que de fato sustenta a permanência desses voos, como relataram recentemente os executivos Alexandre Silva, Cláudio Faini e Camila Sampaio, da TAM, em visita à Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Pará (Seicom).
Para intensificar esse resultado, a Diretoria de Marketing da Paratur a e Coordenação de Atração de Investimentos da Seicom já estão montando um plano de ação que vai incluir desde a captação de investidores, qualificação de mão de obra, até a participação conjunta em feiras e eventos internacionais.
“Nossa parceria com a Seicom garantiu a qualificação das equipes que atuam hoje na Paratur nas gerências de Promoção, Captação de Eventos, Inteligência de Mercado e Comunicação, com oficinas sobre o potencial produtivo do Pará na área do turismo, mineral, industrial e outras importantes para o desenvolvimento socioeconômico do Pará”, afirma o gestor da Paratur.
Muito procurado pelos turistas, o novo voo Belém-Miami da TAM é operado pelo Boeing 767, com 30 assentos full flat (poltronas que viram camas) na Classe Executiva e 191 lugares na Econômica. O avião sai de Belém às 15h15 e chega a Miami às 21h30. Dos Estados Unidos, decola às 7h20 e chega ao aeroporto de Val-de-Cans às 13h20. 
"Nossa proposta é interagir com o Governo do Pará e, juntos, avaliarmos oportunidades de transporte de produtos para os Estados Unidos, além de novos negócios. Sabemos da potencialidade, da riqueza do Pará em todos os setores e por isso aqui estamos para viabilizar essa demanda", informou Alexandre Silva, gerente comercial internacional da TAM. O Aeroporto Internacional de Belém, por sua vez, atualmente funciona como ponto de escala para 18 voos internacionais, com sete destinações diferentes.
A TAM, segundo Alexandre Silva, tem uma frota prevista, até 2014, de 450 aeronaves, 52 mil funcionários e transporta cerca de 60 milhões de passageiros no Brasil a cada ano. Efetua 850 voos diários, sendo 90% domésticos e 10% internacionais, distribuídos em 165 rotas. A meta do projeto é transportar, de Belém para Miami, entre 40 e 45 toneladas de produtos por semana.
"Nossas portas estão abertas e nossa equipe está à disposição para atendê-los. Já iniciamos as conversações para que o projeto da TAM seja apresentado em visitas técnicas e rodada de negócios com empresários locais, nas próximas semanas, antes da celebração do Círio de Nazaré. E temos certeza que essa nova rota aérea fará com que todos ganhem, o ambiente de negócios, o Estado e a TAM", complementou Maria Amélia Enríquez.
A Paratur e a TAM também estão trabalhando um plano de mídia que vai impulsionar a promoção e divulgação do novo voo e aquecer ainda mais o turismo do Pará.

Nenhum comentário: