quarta-feira, 1 de julho de 2015

"Mobile é a maior tendência de viagens no Brasil"

"Mobile é a maior tendência de viagens no Brasil"
Diretor do Grupo Expedia para a América do Sul, Rafael del Castillo conversou com o Pernambuco.com sobre o setor do turismo, a atual fase do país e o novo escritório no Recife

Rafael del Castillo representa
o Expedia na América do Sul.
Empresa derivada da gigante norte-americana Microsoft, o Grupo Expedia chegou ao mercado no já longínquo ano de 1996. Inovador, sua ideia era oferecer ao viajante a possibilidade de fazer reservas por meio de um endereço eletrônico. Nos últimos 20 anos, não só o grupo expandiu seus negócios, como o próprio mercado passou a investir mais na relação entre turismo e tecnologia. Em conversa com o Pernambuco.com, Rafael del Castillo corrobora essa tendência. O diretor do Grupo Expedia para a América do Sul é taxativo em relação à potência do universo online nesse cenário. "A internet transformou a maneira como as pessoas viajam". Para o executivo, trata-se de um caminho sem volta. E que já possui um futuro à espreita. "Mobile é a maior tendência que estamos vendo em viagens no Brasil. E vai continuar a ter um impacto significativo na forma como os viajantes planejam e compram viagens". Com um portfólio que inclui mais de 150 sites parceiros de reservas de viagens, como Hoteis.comHotwire e Trivago, o Expedia está presente em mais de 70 países. Hoje, o Brasil conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, este último inaugurado no último mês de maio. Acompanhe a entrevista abaixo.


O segmento de turismo e viagens sempre foi uma parte relevante do mercado brasileiro. Mas os acontecimentos mundiais, como os jogos da Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, serão grandes impulsionadores do turismo nacional. Ao trabalhar com o Expedia, hotéis no Brasil ganham exposição em mais de 150 sites de mais de 70 países em todo o mundo para trazer os clientes internacionais importantes que, de outra forma, poderiam não encontrar e reservar o seu hotel.

Por que Recife mereceu receber o terceiro escritório do Expedia no Brasil?

Recife aparece como um dos principais destinos do Grupo Expedia no Brasil. É um destino importante para os negócios. Embora tenhamos a tecnologia e as ferramentas de marketing para ajudar os hotéis parceiros em um nível global, nós sentimos fortemente que ficamos mais bem preparados para ajudá-los quando estamos presentes no mercado local.

Em relação aos outros países, como o Brasil se posiciona no atual mercado de viagem?

O segmento de turismo e viagens sempre foi uma parte relevante do mercado brasileiro. Mas os acontecimentos mundiais, como os jogos da Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, serão grandes impulsionadores do turismo nacional. Ao trabalhar com o Expedia, hotéis no Brasil ganham exposição em mais de 150 sites de mais de 70 países em todo o mundo para trazer os clientes internacionais importantes que, de outra forma, poderiam não encontrar e reservar o seu hotel.


Existem dados referentes ao gosto de viagem do brasileiro? Quais seriam as principais características desse viajante?

Mobile é a maior tendência que estamos vendo em viagens no Brasil. E vai continuar a ter um impacto significativo na forma como os viajantes planejam e compram viagens. Além disso, é apenas lógico supor que quanto mais as pessoas acessam a internet através de seus celulares, mais pessoas comprarão viagens a partir de seus dispositivos móveis. O mobile deve ser uma parte fundamental da estratégia de distribuição de cada estabelecimento hoteleiro. No primeiro trimestre de 2015, no Brasil, vimos um aumento impressionante de 160% em reservas feitas a partir de dispositivos móveis, em comparação com o mesmo período de 2014. A maior percentagem dessas reservas móveis foi feita no mesmo dia, de modo que a gestão de preços de última hora é fundamental para hotéis.

O Brasil passa por um momento crítico no setor econômico. Como a indústria de viagens está tentando driblar esses problemas?
Estamos trabalhando para ajudar os hotéis parceiros a trazer mais oportunidades com uma série de táticas diferentes. Uma delas diz respeito aos pacotes. Reservas de pacotes combinam componentes de viagem, como passagens aéreas e hotel, e resultam em economia para os clientes. Ao mesmo tempo, os hotéis se beneficiam porque reservas de pacotes geralmente significam uma estadia com o dobro da duração regular. Ou seja, é bom para todos.

O senhor citou a importância do mobile para o mercado. Em que medida a internet alterou a relação das pessoas com o turismo? De quando o Expedia surgiu em 1996 até hoje, o que permaneceu como um paradigma e o que foi alterado?

A internet transformou a maneira como as pessoas viajam. O Expedia foi criado para ajudar os viajantes a aproveitar essa tecnologia e ter acesso a uma enorme variedade de opções de viagem em voos, hotéis, aluguel de carros, atividades e muito mais. Muita coisa mudou nesses 20 anos. No entanto, ainda há quatro bilhões de pessoas no mundo que não têm acesso à internet. E muitas pessoas que têm internet, mas não a utilizam para reservar viagens online. Na verdade, a empresa de pesquisa PhoCusWright afirma que apenas 23% das reservas de viagens online da Latam para 2015 serão feitas virtualmente. Portanto, há espaço significativo para o crescimento.

O Expedia está em expansão. Há novos planos de curto, médio e longo prazos no horizonte?

Temos feito investimentos pesados no mercado brasileiro. A equipe local do Expedia cresceu para mais de 80 pessoas, e abrimos dois escritórios locais adicionais. Além da sede em São Paulo, agora temos equipe local prestando assistência a hotéis parceiros no Rio de Janeiro e no Recife. Fechamos mais de mil novas parcerias de hotéis no Brasil em 2014. Nossa ideia é construir novas parcerias e fortalecer as já existentes para apoiar o turismo no mercado do Brasil.

Um comentário:

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