Degustar o bom Vinho do Porto em um cruzeiro pelo Rio Douro, em Portugal. Fazer turismo de natureza e aventura na Chapada dos Guimarães, em Goiás. Acompanhar uma colheita de açaí em Belém, do Pará. Percorrer os caminhos místicos das ruínas de Macchu Picchu, no Peru. Jantar o cardápio da família imperial brasileira em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Estas são algumas das experiências que os turistas podem vivenciar graças a uma tendência que vem crescendo cada vez mais entre os viajantes que buscam uma vivência mais personalizada em sua viagem: o Turismo de Experiência.
Trata-se de uma forma de viajar que vai além da contemplação in loco de pontos turísticos tradicionais – como o Cristo Redentor e as Cataratas do Iguaçu –, pois consiste em fazer o viajante se envolver com as tradições, costumes e particularidades de cada destino, oferecendo experiências memoráveis.
Bastante conhecido no exterior, o Turismo de Experiência chegou ao Brasil em 2006 por meio de projetos experimentais coordenados pelo Ministério do Turismo e Sebrae na Região Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul.
Roteiros de Turismo de Experiência
Grande parte dos roteiros disponíveis oferecem experiências turísticas em lugares diferentes dos tradicionais. História, gastronomia, cultura, religião e esporte são os temas que geralmente norteiam o Turismo de Experiência.
Conheça a seguir alguns exemplos de roteiros diferenciados desta forma de fazer turismo:
Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro – passeios turísticos em comunidades cariocas estão atraindo cada vez mais interessados e a Favela de Santa Marta, no bairro de Botafogo, é uma das mais visitadas. A experiência envolve atividades como um tour pela favela com explicação de sua história e caminhada noturna por uma trilha que leva até o mirante Dona Marta, de onde se tem uma vista privilegiada do Pão de Açúcar, de Cristo Redentor e da baía de Guanabara.
Região Uva e Vinho, em Bento Gonçalves e Faria Lemos (RS) – em meio a paisagens deslumbrantes, o turista tem a oportunidade de conhecer a fundo os detalhes técnicos da produção de vinhos da região, além de poder degustá-los em experiências diferenciadas. Uma destas experiências é oferecida pela Vinícola Cristofoli, conhecida como “Edredom sob os Parreirais”, em que o turista, sobre edredons, pode fazer uma refeição em meio aos vinhedos.
Ecoturismo e aventura na Chapada dos Veadeiros (GO) – com uma diversidade natural riquíssima, a reserva apresenta flora e flora bastante diversificados, e em meio a tudo isso há cachoeiras, piscinas naturais, formações rochosas de mais de um bilhão de anos e diversos animais em extinção, como lobo-guará e onça-pintada. Entre as atividades disponíveis, além das numerosas trilhas a serem exploradas, os visitantes podem praticar esportes radicais, entre os quais rapel, rafting e tirolesa.
Migração de ursos e aurora boreal no Canadá – entre outubro e novembro, acontece na região de Cape Churchill, no norte do Canadá, a migração anual de ursos-polares do Ártico. Como a aurora boreal pode ser vista por lá nos meses mais frios – entre setembro e março –, é possível combinar os dois fenômenos num único pacote.
Safari no Parque Nacional do Kruger, na África do Sul – o parque é uma gigantesca reserva natural de vida livre selvagem onde podem ser vistos os maiores animais selvagens de nossa natureza. Lá, estão disponíveis diversas atividades a seus visitantes, como caminhadas, passeios de bicicleta, observação de pássaros e os famosos game-drives, em que, a bordo de um jipe, os turistas são levados para observar de perto a vida selvagem lá presente. Pode-se tanto fazer um passeio de um dia só ou hospedar-se dentro do próprio parque para explorar melhor o que ele tem a oferecer.
Turismo de Experiência: uma tendência que veio para ficar
As mudanças pelas quais o mundo passa acontecem cada vez mais rápido, e é preciso correr para não ficar para trás. Não se pode ficar parado num mundo que vive em constante movimento.
O Turismo de Experiência possivelmente surgiu por influência deste movimento incessante. O surgimento de novas tecnologias dia após dia busca ajudar as pessoas a sobreviver a este cenário que, devido à sua intensidade, chega a acuar quem não consegue acompanhar sua velocidade.
Assim, o “novo turista” quer se sentir no controle diante de tudo isso, e roteiros turísticos tradicionais não atendem mais aos anseios de um público que hoje busca experiências que combinem com suas necessidades pessoais.
O Turismo de Experiência veio para ficar e não é mais tendência, e sim realidade dentro do mercado de viagens no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário