terça-feira, 10 de abril de 2018

Governo promove oficina de Ater para quilombolas de Serrano e Icatu

Eduardo Filho, presidente da LIDAM e Assessor de Quilombos da SEIR em comunidades quilombolas do Maranhão


Técnicos das secretarias de Estado da Igualdade Racial e Agricultura Familiar estão reunidos com quilombolas de Serrano do Maranhão e Icatu para realizar a Oficina de elaboração do plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) das comunidades tradicionais que fazem parte da rota de desenvolvimento sustentável quilombola dos dois municípios.

A ação ocorre no âmbito do Programa Maranhão Quilombola (PMQ), uma ação do governo estadual para o desenvolvimento de ações articuladas de políticas públicas destinadas às comunidades quilombolas do Estado e que foi criado pelo governador Flávio Dino em 2015, cujas diretrizes são o acesso à terra, infraestrutura,  desenvolvimento local e inclusão produtiva, saúde, educação e cidadania.

Eduardo Filho, assessor de quilombos da SEIR, esclarece o objetivo do encontro. “A oficina tem por objetivo qualificar o público-alvo que são as famílias quilombolas beneficiadas com os canteiros produtivos da rota quilombola de Serrano e que receberão assistência técnica para produzir alimentos e gerar renda”.

No município de Serrano do Maranhão, a oficina ocorre nas comunidades Santo Antônio e Olho d'Água (09/04), Soledade e Paxibal (10/04) e Mariano do Campo (11/04) com as presenças dos técnicos Eduardo Filho e Raimundo Nonato Pires e e Michele Machado, engenheiros agrônomos da SAF; em Icatu, o assessor de planejamento da SEIR, Mauro Marques, realiza o mesmo evento nas comunidades de Boqueirão (08/04), Santa Maria de Guaxenduba e Boca da Mata (09/04), Fazenda (10/04) e Batalha e Jacareí dos Pretos (11/04).

As comunidades relacionadas, e outras, fazem parte de uma estratégia de ação do PMQ que é a chamada rota de desenvolvimento sustentável das comunidades quilombolas do Rio das Almas (em Serrano do Maranhão) e Guaxenduba (em Icatu), onde o governo estadual já realizou inúmeras obras como estradas, sistemas simplificados de abastecimento de água, canteiros produtivos e apoio para a produção e geração de renda.

Eremilton Pinto Ferreira, presidente da associação de moradores do quilombo Santo Antônio e membro do Comitê gestor da rota quilombola de Serrano do Maranhão, relata a importância da oficina para as comunidades. “Os quilombolas estão animados com esta ação do Governo do Estado, que traz mais uma conquista importante que é o apoio para a gente produzir e gerar renda”.

Em Serrano do Maranhão, o governo estadual também tem realizado investimentos no âmbito do Programa Mais IDH, com projetos de melhorias nas áreas da educação, produção, trabalho e renda, saúde e saneamento, infraestrutura, entre outros.


Fonte: SEIR

Foto: Divulgação
09/04/2018

Nenhum comentário: