Foto: Divulgação: Emerson Souza |
A Latam Airlines irá
demitir cerca de 1,3 mil funcionários de seu quadro de colaboradores nos
aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro.
A medida será implementada
a partir da primeira semana de setembro e afetará profissionais de ground
handling, gestão de equipamento de solo e atendimento a clientes com bagagens
perdidas ou danificadas.
Em nota enviada à
reportagem, a companhia aérea informa que esses serviços serão terceirizados
pela Orbital – WFS. “A decisão está em linha com o mercado nacional e faz parte
de uma tendência mundial de contratação de serviços especializados”, informou.
O Sindicato dos
Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), juntamente com a Federação Nacional dos
Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac) repudia a investida da
transportadora aérea.
“Para as entidades, a
terceirização da Latam é mais um duro golpe aos direitos dos aeroviários e
aeroviárias e ressaltam que exigirão da empresa que cumpra sua promessa de
reaproveitar esses trabalhadores, com experiência e anos de trabalho, em outras
funções na empresa”, declarou.
Em contrapartida, o Grupo
Latam informou o investimento de US$ 400 milhões na renovação do interior de
suas aeronaves.
Leia abaixo a resposta da
Latam Brasil:
“A Latam Airlines Brasil
informa que, a partir da primeira semana de setembro, toda a sua operação de
rampa e limpeza (ground handling), gestão de equipamentos de solo (GSE) e
atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas (lost luggage) nos
aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, passará
a ser feita pela Orbital - WFS, empresa especialista nesta modalidade de
serviços aeroportuários.
A contratação do parceiro
para realizar estas operações em Guarulhos e no Galeão é uma medida pontual,
que se mostrou como a melhor alternativa para as necessidades da Latam Airlines
Brasil neste momento. A decisão está em linha com o mercado nacional e faz
parte de uma tendência mundial de contratação de serviços especializados.
A Latam estabeleceu um
sistema de gestão integrado com a Orbital - WFS para assegurar a eficiência e a
manutenção da qualidade dos serviços prestados, que incluem carregamento de
bagagens, traslado de aeronaves dentro do aeroporto, limpeza de cabines, entre
outros.
A companhia informa ainda
que adotou todas as medidas para que esta mudança tivesse o menor impacto
possível em seus colaboradores, no entanto, haverá redução dos quadros da Latam
nos dois aeroportos. A empresa abriu um processo de negociação com os
sindicatos envolvidos e não está medindo esforços para realocar internamente o
maior número possível de pessoas.
As operações da Latam
estão mantidas normalmente e a medida não afeta outros aeroportos. A companhia
segue atenta a todas as oportunidades para oferecer o melhor serviço para os
seus clientes no Brasil e no Exterior.”
Fonte: PANROTAS
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