Diante do anúncio da criação da nova
marca do Brasil no exterior, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes
Estaduais de Turismo - FORNATUR vem oficialmente informar ao Instituto
Brasileiro de Turismo - EMBRATUR que não aprova a marca “Brazil – visit and
love us” e lamenta profundamente não ter participado do planejamento desta
ação.
Um dos compromissos da atual gestão do
Governo Federal durante a primeira reunião do FORNATUR em 2019, na cidade de
Goiânia, que contou com a participação dos representantes estaduais, do
Ministério do Turismo, na presença do ministro Marcelo Álvaro Antônio, e da
EMBRATUR, na ocasião representada pelo ex-presidente interino Leônidas José de
Oliveira, foi de que qualquer decisão de reposicionamento do turismo do Brasil,
nacional ou internacionalmente, seria discutida com o Fórum.
Um novo posicionamento estratégico e de
novas campanhas de marketing e mercado, fizeram parte da demanda do FORNATUR
durante a reunião, mas não a mudança da marca turística já consolidada. Ficou acordado
durante a reunião supracitada que o trabalho de planejamento seria feito com a
participação e opinião de todos, pois entendemos que a construção de novas
estratégias deve ser feita de forma coletiva.
O lançamento da nova marca, em tão
pouco tempo após o início da nova gestão, nos surpreendeu. Entendemos que a
nova marca não possui um posicionamento de mercado e não representa o turismo
do Brasil. Fica evidente que ela não possui conceito de marca turística, já que
esse processo demanda tempo e planejamento. Um exemplo disso é a marca que
estava vigente até o momento e que, durante meses, teve o plano de marketing
desenvolvido pelos melhores especialistas do turismo internacional, em conjunto
com os representantes do turismo nacional.
A marca lançada não descreve as belezas
e diversidade do país ou a cultura de seu povo. Entre os problemas da nova
marca, podemos citar o estrangeirismo do nome do país. Brasil com “z” ignora a
grafia correta, não é utilizado há décadas e foi abolido justamente para que
nossos símbolos fossem respeitados. O nome de um país, assim como sua bandeira,
é um de seus maiores valores. O argumento de que o nome do país escrito com a
letra “z” é bom para os estrangeiros que o buscam na internet cai por terra, já
que hoje em dia os algoritmos detectam as possibilidades da palavra e já a
sugerem, não tendo nem a necessidade de escrever corretamente.
Outro problema é o slogan e como ele
foi traduzido para o inglês. O Brasil vem há anos trabalhando para apagar a
imagem de destino de “turismo sexual”, porém a tradução dúbia do slogan pode
colocar todo esse trabalho em risco. O slogan, como foi apresentado, sugere
conotação sexual já que, na língua inglesa, o verbo amar pode significar um ato
sexual se vier junto com o pronome errado, como no caso dessa marca que usa o
pronome “us” e não o “it”.
Os problemas citados acima são apenas
para exemplificarmos que, caso a ação de planejamento da marca tivesse sido
feita em conjunto e por profissionais especializados, eles poderiam ter sido
evitados.
Somos um Fórum colegiado formado pelos
Secretários de Estado de Turismo ou Presidentes de Órgão Estaduais de Turismo,
de expressão técnica e política, que delibera sobre os temas relevantes do
turismo nacional. Atuamos junto com o Conselho Nacional de Turismo - CNT na
elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos
principais programas e projetos do turismo brasileiro, formando o Núcleo
Estratégico do Turismo. É necessário que façamos parte de toda e qualquer
decisão que envolva estratégias voltadas para o turismo brasileiro.
Portanto solicitamos ao presidente da
EMBRATUR, Gilson Machado Neto, a retirada da campanha para sua revisão para que
seja debatida com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo
– FORNATUR com o Conselho Nacional do Turismo - CNT e demais representantes do
turismo brasileiro.
Aguardamos um retorno urgente do
Instituto por entendermos que essa nova marca apresentada é prejudicial aos
anseios do atual governo para o setor, como de aumento de fluxo turístico e a
boa imagem do turismo brasileiro.
São Luis, 23 de julho de 2019.
HUGO RICARDO PAIVA
VEIGA
Presidente
FORNATUR
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