domingo, 30 de novembro de 2025

Ministério cria nova forma de registro de hospedagem em hotéis

Foto: Divulgação internet

Fonte: Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional

O jeito que a gente se registra nos hotéis e em serviços hoteleiros vai mudar. O Ministério do Turismo criou a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, em meio digital. A medida divulgada nesta semana, vai substituir totalmente a ficha em papel. A nova versão, eletrônica, será obrigatória em todos os meios de hospedagem do país.

Algumas das razões da mudança são padronizar e acelerar o registro de hóspedes, além de criar estatísticas e indicadores mais detalhados para avaliar políticas públicas do turismo.

Na prática, o hóspede poderá preencher um pré-check-in antes mesmo de chegar ao hotel, por meio do QR Code, de um link compartilhado ou um dispositivo disponibilizado pelo próprio estabelecimento.

Cada hóspede terá uma ficha digital própria. No caso de menores ou incapazes, o registro será associado à ficha do responsável legal. O acesso ao sistema pode ser feito tanto pela conta gov.br quanto por credenciais específicas. No caso de estrangeiros, não haverá necessidade de ter uma conta no gov.br. Mas a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, em meio digital, não tira a obrigação de apresentar documentos originais no check-in.

Outra informação para quem trabalha no setor hoteleiro. Os hotéis que já usam sistemas de gestão - conhecidos como PMS, em inglês - também poderão integrar essas rotinas ao novo sistema. Todas essas alterações ainda tem um tempo para começar a valer. A Ficha de Registro de Hóspedes digital entra em vigor daqui a três meses, prazo de adaptação dos meios de hospedagem.

 Edição: Vitoria Elizabeth / Edgard Matsuki


Nenhum comentário: