terça-feira, 18 de março de 2014

CNTur vê legado positivo no pós Copa


18-03-2014 - 87º dia antes da Copa


Nelson de Abreu - Presidente CNTUR

Em quatro respostas Nelson de Abreu Pinto, presidente da Confederação Nacional de Turismo, esclarece o legado da copa para o Turismo do Brasil:

A copa chegou. E agora?
O tão aguardado ano de 2014 finalmente chegou!  Sete anos após o anúncio feito pela FIFA de que o Brasil seria o país-sede da Copa do Mundo, eis que chega o tão esperado momento para o turismo brasileiro. O maior evento esportivo do planeta acontecerá em nosso país pela segunda vez na história.


O Brasil já fez copa, em 50, mas, agora, para fazer uma copa precisa este auê todo?
Em 1950 ainda não havia TV para a transmissão da Copa, agora em 2014 espera-se uma audiência global de 4 bilhões de telespectadores, gente de todo o planeta que receberá dentro de suas casas durante um mês inteiro a imagem permanente e as notícias vindas do Brasil. Parece muito? Em 2016 as Olimpíadas prometem bater este recorde. Precisa preparo e cuidados, pois, qualquer falha tem uma escala global, que em 50 não tinha.


O turismo ganhará com a copa?Indiscutível é o valor do legado que ficará para o turismo brasileiro após a Copa do Mundo. A visão é bastante otimista. A despeito das questões relativas aos investimentos na construção e reformas dos estádios, o fato é que o potencial de retorno na próxima década através da nossa atividade turística é bastante positivo.


Vale a pena gastar tanto numa copa?Vale. Façamos uma conta rápida: entre os 8 bilhões para os estádios e os 7 bilhões para infraestrutura geral o investimento público e privado para a estrutura da Copa no Brasil alcança a casa dos 15 bilhões de reais. Em 2012 o gasto de visitantes estrangeiros no Brasil chegou a R$ 14,6 bi, e em 2013, ainda não se fechou as contas, mas, a expectativa é que o aumento tenha sido de 7,6% - por si só um belo salto. De forma simples, mesmo não sendo um evento exclusivo do setor, o turismo recupera este investimento em dez anos.

Nenhum comentário: