18-03-2014 - 87º dia antes
da Copa
Nelson de Abreu - Presidente CNTUR |
Em quatro respostas Nelson de Abreu Pinto, presidente da Confederação Nacional de Turismo, esclarece o legado da copa para o Turismo do Brasil:
A copa chegou. E
agora?
O tão aguardado ano de 2014 finalmente chegou! Sete anos
após o anúncio feito pela FIFA de que o Brasil seria o país-sede da Copa do
Mundo, eis que chega o tão esperado momento para o turismo brasileiro. O maior
evento esportivo do planeta acontecerá em nosso país pela segunda vez na
história.
O Brasil já fez copa, em 50, mas, agora, para fazer uma
copa precisa este auê
todo?
Em 1950 ainda não havia TV para a transmissão da Copa, agora em
2014 espera-se uma audiência global de 4 bilhões de telespectadores, gente de
todo o planeta que receberá dentro de suas casas durante um mês inteiro a imagem
permanente e as notícias vindas do Brasil. Parece muito? Em 2016 as Olimpíadas
prometem bater este recorde. Precisa preparo e cuidados, pois, qualquer falha
tem uma escala global, que em 50 não
tinha.
O turismo ganhará com a copa?Indiscutível é o
valor do legado que ficará para o turismo brasileiro após a Copa do Mundo. A
visão é bastante otimista. A despeito das questões relativas aos investimentos
na construção e reformas dos estádios, o fato é que o potencial de retorno na
próxima década através da nossa atividade turística é bastante
positivo.
Vale a pena gastar tanto numa copa?Vale.
Façamos uma conta rápida: entre os 8 bilhões para os estádios e os 7 bilhões
para infraestrutura geral o investimento público e privado para a estrutura da
Copa no Brasil alcança a casa dos 15 bilhões de reais. Em 2012 o gasto de
visitantes estrangeiros no Brasil chegou a R$ 14,6 bi, e em 2013, ainda não se
fechou as contas, mas, a expectativa é que o aumento tenha sido de 7,6% - por si
só um belo salto. De forma simples, mesmo não sendo um evento exclusivo do
setor, o turismo recupera este investimento em dez
anos.
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