Salão Baiano de Turismo divulga atrativos e gera R$ 70 milhões em negócios.
SALVADOR - O potencial turístico da Bahia foi mostrado para profissionais da área e público geral no 3º Salão Baiano de Turismo encerrado neste sábado (10)
De acordo com o secretário do
Turismo, Pedro Galvão, mais de 12 mil pessoas visitaram o 3º Salão. Os
parceiros do trade estimam em R$ 70 milhões os negócios gerados durante o Fórum
Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, a Expo Hotel ABIH - Ba, Expo
Alimentos & Bebidas ABRASEL-BA e a Feira de Turismo da ABAV-BA.
"Mas o volume de negócios pode chegar até R$ 300 milhões, no decorrer do
ano, a partir dos contatos feitos durante os eventos realizados junto ao
Salão", estima Galvão. O secretário explicou que, esse ano, o evento
"foi reduzido e focado no público profissional, mas aberto ao público para
que todos possam conhecer mais os destinos turísticos da Bahia. Nossos próximos
desafios serão o São João e a Copa do Mundo".
Para Diogo Medrado, presidente da
Bahiatursa, o salão foi "uma síntese muito bem construída do que é a Bahia
turisticamente. Os espaços gastronômicos, apresentações de manifestações
culturais, oferta de pacotes turísticos com descontos, os festivais, as festas
populares, o turismo LGBT, a Stock Car, o turismo étnico, deram um resultado
muito bom. E a população compareceu e participou. Os 87 municípios e as 13
zonas turísticas mostraram bem a riqueza do turismo do Estado. Se nós
observarmos que a Bahia tem 154 destinos turísticos, concluímos, então, que a
participação no Salão foi um sucesso", completou.
O evento reuniu operadores e agentes
de viagem de todo o Brasil, jornalistas, prefeitos e representantes dos
municípios turísticos baianos, além de grupos hoteleiros, empresas aéreas,
agências de receptivo e o público em geral.
Um dos destaques do evento foi a
rodada de negócios, realizada em parceria com o Sebrae, que reuniu 32
operadores de turismo - 23 nacionais e 9 baianos - com mais de 50 fornecedores
baianos. A intenção é apresentar os atrativos e equipamentos turísticos da
Bahia e gerar oportunidades para empresários baianos.
O secretário Pedro Galvão aproveitou
a oportunidade e 'fechou' com Vicente o apoio para a promoção da Bahia na
Lavagem de La Madeleine, na França, em setembro. O investimento será de R$ 300
mil. "Queremos promover as nossas zonas turísticas na França, a fim
de atrair mais franceses para visitar o estado", completou o secretário.
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o país é
responsável por 8,7% do fluxo de turistas internacionais que visitam a Bahia, o
equivalente a 48,5 mil franceses.
A cultura baiana foi representada por
14 grupos culturais que encheram de arte e graça os três dias de programação do
3º Salão Baiano de Turismo. Passaram pelo Centro de Convenções a quadrilha
junina Girassol do Iguape e grupos de samba de roda, representando a Baía de
Todos-os-Santos; o grupo Reisado Samba de Raiz, da Chapada Diamantina; os
romeiros de Bom Jesus da Lapa; os ícones do Cangaço, Lampião e Maria Bonita,
que fizeram suas andanças pela região dos Lagos e Cânions do São Francisco.
Para divulgar o artesanato típico da
Bahia, o Instituto Mauá convidou artesãos de Salvador, Arembepe, Lençóis, Entre
Rios, Maragogipinho, Lauro de Freitas, Simões Filho, Paulo Afonso e Morro do
Chapéu para o evento, o que gerou um volume de vendas de mais de R$ 16 mil.
"É muito importante, não só culturalmente, mas como uma forma de escoar os
produtos artesanais. Para nós, é mais que um espaço institucional. Aqui damos
oportunidade a 18 artesãos de mostrarem seus trabalhos em estandes", disse
Rose Aguiar, gerente de Promoção e Comercialização do Artesanato do Instituto
Mauá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário