![]() |
Foto: Elinaldo Vasconcelos, Paulo Montanha, Pedro Chagas, Herbert Rodrigues e Fabrício Brito |
São Luís (MA), 17 de julho de 2025 – Os Diretores do Maranhão Destination realizaram nesta semana uma reunião estratégica com o Secretário de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, com o objetivo de apresentar o projeto Pré-COP 30 Turismo: Sustentabilidade e Inovação tecnológica, uma iniciativa voltada para o fortalecimento do turismo sustentável e a valorização dos ativos naturais e culturais do estado em preparação para a COP 30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).
Durante
o encontro, foram discutidas ações integradas que aliam preservação ambiental,
qualificação da cadeia turística, medidas de saneamento, gestão de resíduos
sólidos, mobilidade urbana, promoção de destinos ecoturísticos e culturais do
Maranhão. O projeto prevê a elaboração da Carta dos Lençóis Maranhenses,
que refletirá os compromissos e diretrizes discutidos, contribuindo para a
construção de um turismo mais sustentável e inovador.
Foto 2: Secretário Pedro Chagas e Presidente Paulo Montanha |
“A COP 30 é uma vitrine global e o Maranhão tem uma oportunidade histórica de se posicionar como um destino que une belezas naturais, responsabilidade ambiental, inovação tecnológica e diversidade cultural”, afirmou Paulo Montanha, Presidente do Maranhão Destination e da Pré-COP 30 Turismo.
O Secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, destacou a importância da iniciativa e colocou a pasta à disposição para colaborar com ações que promovam a educação ambiental, o turismo responsável e a geração de renda para comunidades locais. Ele também ressaltou a relevância de incluir o Maranhão nos diálogos e eventos paralelos à COP 30.
Para o Assessor Técnico da Sedepe-MA - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão, Fabricio Brito, que já participou de outra COP´s em outros países e faz parte da assessoria técnica da Pré-COP 30 Turismo: Sustentabilidade e Inovação Tecnólogica: A Pré-COP 30 Turismo, será uma oportunidade excelente para o Maranhão se posicionar estrategicamente no cenário do turismo , meio ambiente e inovação tecnológica mundialmente.
A proposta é que a Pré-COP 30 Turismo funcione como uma plataforma de mobilização e preparação do trade turístico, de gestores públicos e das comunidades, promovendo eventos, press trips, capacitações e divulgação nacional e internacional dos atrativos maranhenses.
A reunião foi marcada por um alinhamento de interesses e deverá ser seguida por novos encontros técnicos para definir ações conjuntas e a inclusão do projeto no calendário oficial das atividades estaduais rumo à COP 30.
Assessoria de Imprensa – Maranhão Destination
Contato: (98) 98413-0499
Instagram: @maranhaodestination
Nenhum comentário:
Postar um comentário