segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

SÃO LUIS, O TURISMO E O FUTURO PREFEITO

Artigo publicado no Jornal Pequeno em São Luis (MA) no dia 26 de outubro de 2008, na página 21

* Prof. Msc. Paulo Montanha

Neste domingo, dia 26 de outubro de 2008, todos os eleitores de São Luis, terão o direito e a liberdade de escolher através do voto, o futuro prefeito de nossa capital, finalizando deste modo as eleições para prefeito na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

O momento da votação é de grande responsabilidade do eleitor. O eleitor precisa acordar. É muito importante que o novo gestor da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, dedique grande atenção para o segmento do turismo. Pois sabemos que o turismo no Maranhão e o de São Luis, não é um dos melhores perante o cenário nacional. Não é levado a sério como deveria. Nossos gestores têm que se conscientizar que o turismo é o maior gerador de riquezas dentro de uma economia moderna e eficaz. Temos que sair das soluções amadoras e partir de uma vez para o profissionalismo. Sabemos que o turismo está relacionado com todos os setores econômicos e, se o novo prefeito for comprometido com o turismo, poderá proporcionar com certeza o crescimento de emprego e renda em nossa cidade. Neste momento de decisão dos destinos de nossa cidade, é necessário que todo o “trade” turístico se una, discuta, vote e exija que o futuro prefeito de nossa capital, tenha sensibilidade com a causa do turismo.
Temos que exigir do futuro prefeito soluções dos problemas que atualmente afligem São Luis, exigindo que trate São Luis como uma capital do Estado, uma cidade moderna, que tem como principal atrativo turístico seu acervo arquitetônico que tanto valoriza nossa história e nos orgulha.
Problemas gerados pelo trânsito, lixo, ocupação urbana, desemprego, violência, saúde tem que serem resolvidos para que realmente possamos nos consolidar como um destino turístico de qualidade. Já foi provado na prática que só o fato de termos títulos e atrativos turísticos não bastam para alcançarmos a uma boa colocação no turismo nacional e internacional. Temos sim, que trabalhar com seriedade e com bons propósitos para alcançarmos a colocação almejada por todos os ludovicenses.
Aproveito esse momento para, fazer algumas sugestões ao nosso futuro prefeito esperando que sejam analisadas e caso aprovadas, colocadas em pratica, tais como: Realizar convênios com entidades representativas do Turismo no Maranhão para juntamente com a prefeitura elaborar planos, programas e projetos para o desenvolvimento do turismo; Captar juntamente com agentes e operadores de turismo, Cruzeiros Marítimos para São Luis, utilizando nosso Porto do Itaqui, resgatando o belo trabalho que foi feito no Governo José Reinaldo que transformou nosso Porto do Itaqui não só em um terminal portuário de desembarque de cargas, mas de turistas, ação esta que infelizmente foi ignorado pelo atual gestor de turismo do nosso estado; Voltar a firmar parcerias com operadoras internacionais como a “Terra Brasilis” para trazer vôos “chartes”, como o que vinha de Lisboa/Portugal; Firmar grandes parcerias entre a Prefeitura de São Luis (Turismo) e IES (Entidades de Ensino Superior) de turismo, SESC, SENAC e SEBRAE de turismo para qualificar e aperfeiçoar os profissionais que atuam na área de turismo. Criar hotel escola municipal; Melhorar capacitação, produção e comercialização da cultura e dos produtos artesanais; Preservar as praias e proibir o acesso de veículos motorizados; Fazer melhor uso e preservar áreas de mangues; Melhorar o transporte coletivo, criando alternativas de transporte principalmente no Centro Histórico; Atrair grandes investidores turísticos; Divulgar São Luis na mídia nacional e internacional; Abertura de concurso público para turismólogos; Investir mais no planejamento urbano e ambiental; Investir em programas de captação de recursos para pequenos e micro empreendedores do Turismo.
O novo prefeito deve incluir em sua administração conceitos de uma administração moderna, ou seja, administrar o turismo, tendo como principal missão a valorização dos atrativos naturais e culturais para melhorar a geração de emprego, renda e a qualidade de vida dos habitantes. A visão deve estar focada em transformar o turismo na principal economia de São Luis e ter como meta elevar São Luis para ser a principal capital turística do nordeste nos próximos quatro anos de mandato.
Sabemos que São Luis, por possuir os maiores terminais de embarque e desembarque de passageiros (turistas), é o maior pólo distribuidor de turistas em nosso Estado, principalmente para cidades como Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Carolina, Alcântara. Enfim, a grande maioria das pessoas que visitam nosso estado, entram ou saem pelos portões de nossos terminais rodoviário, portuário, aeroviário e ferroviário. Então, conseqüentemente a administração do turismo pelo futuro gestor municipal, irá gerar, favorecer ou prejudicar a demandas nos outros 216 municípios do Estado.
O futuro prefeito encontrará em sua gestão com mais três grandes motivos para trabalhar o turismo na cidade, que são: O Ano da França no Brasil, Os 400 anos de existência de São Luis que serão completados em 2012 e o titulo de Capital Brasileira da Cultura. Então senhor futuro prefeito. Vejam que motivos não faltam, basta apenas arregaçar as mangas e começar a trabalhar com afinco, afinal de contas, precisamos conquistar mais um título para a nossa cidade: Capital Brasileira do Turismo.


São Luis, 26 de outubro de 2008.

PROF. MSC. PAULO SERGIO LOPES SANTOS
* Prof. Msc. Paulo Sergio Lopes Santos é Mestre em Planejamento do Desenvolvimento Regional pela UFPA, Especialista em Planejamento e Marketing Turístico pelo SENAC/SP, Graduado em Turismo pela UFMA, consultor de turismo, Empresário, Professor Universitário em IES (Instituições de Ensino Superior) no Maranhão e atua no turismo Nacional e Internacional há 20 anos.

Nenhum comentário: