'2012 foi o ano da virada do turismo alagoano', diz MC&VB
Equipe do Macéio CVB. |
O balanço não poderia ter sido melhor para o turismo alagoano. O ano de
2012 foi de muitas conquistas também para o segmento de eventos em
Maceió. De acordo com o presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau,
Glênio Cedrim, “2012 foi o ano da virada do turismo em Alagoas”. Depois de
mudanças na equipe da entidade em abril e da execução de um planejamento
estratégico para o biênio 2012/2013, a meta foi superada, com 49 eventos
captados e apoiados (a meta era de 40), que atrairão cerca 14.700 turistas de
eventos entre os anos de 2013 e 2016, deixando cerca de US$17 milhões na
economia local.
Outra grande conquista foi o fortalecimento da entidade no mercado
alagoano, de acordo com a superintendente do MC&VB, Tariana Carvalho, que
resultou nocrescimento expressivo
de mantenedores. “Já temos hoje 67 empresas mantenedoras, que significa a
superação da meta em mais de 10% e um crescimento de 148% de empresas
parceiras. Nosso planejamento era atingir 60 associados este ano, mas
ultrapassamos esse objetivo e agora planejamos chegar a 80 em 2013”, explica.
Segundo a entidade, entre as 21 ações previstas para o biênio 2012/2013,
14 delas foram realizadas, o que corresponde a 67% da meta já atingida. “Toda
essa estruturação já é reconhecida pelo trade, pelo mercado e por toda a
imprensa. Atualmente também somos fonte de notícias em
Alagoas e em todo o Brasil”, destaca Tariana Carvalho.
As perspectivas para 2013 são ainda melhores. A equipe do Maceió
Convention irá intensificar as ações de captação de eventos, realizado em
parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e
apoio do SEBRAE-AL e Semptur, assim como investir em novos produtos turísticos,
como o segmento MICE – turismo corporativo e de incentivo. A ideia é dar
continuidade ao Planejamento Estratégico e reforçar ações de room tax com
recepcionistas, guias e receptivos, que começaram este ano com muito sucesso.
O ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES do Maceió Convention &Visitors Bureau
2012, também teve a apresentação dos resultados parciais da Pesquisa do Perfil
Socioeconômico do Turista de Eventos realizada em parceria com a faculdade
Estácio FAL. A pesquisa teve como objetivo compreender alguns aspectos
relevantes ao que se refere à dimensão social e permitir, com base nas
informações construídas, que se possa gradualmente sinalizar para a concepção
de novos produtos e serviços para o turista de eventos.
Segundo a coordenadora do curso de Turismo, Marcela Marinho, a amostra
identificou que de um universo de 459 turistas de eventos entrevistados, 44,5%
são homens e 55,5% são mulheres. A amostra identificou que eles
predominantemente, homens e mulheres, estão na faixa etária de 31 a 51 anos e
são economicamente ativos. A maioria (37% dos homens e 50% das mulheres) é
graduada e pós-graduada, o que revela o alto nível de escolaridade e exigência
dos turistas.
“Outro dado interessante é que quase 53% dos turistas de eventos são do
Nordeste, mostrando a importância do turismo regional, e 17% do Sudeste,
principalmente São Paulo. Depois vem o Centro-Oeste, com 13% e o Sul com 7%”,
informa a coordenadora.
Entre os aspectos de satisfação dos atrativos turísticos, a avaliação
ficou entre bom e excelente, sendo 53% BOM e 21% EXCELENTE. Em relação ao
atendimento nos lugares visitados a média foi semelhante: 21,2% avaliaram como
excelente e 59,6% responderam bom. “Um dos dados mais importantes da avaliação
foi o nível de satisfação que mostrou a pretensão de voltar à Maceió em 96%.
Isso mostra que o destino agrada e surpreende os turistas”, destaca Marcela.
A equipe do Maceió Convention fez homenagem à atuação da Secretaria de
Estado do Turismo, que mantém o convênio com a entidade há dois anos e renovou
por mais dois. A Secretaria de Turismo de Maceió também foi homenageada pela
parceria e resultados alcançados nos últimos 8 anos de gestão.
Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário