As 80 maiores empresas do setor de
turismo no Brasil faturaram R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas no
país em 2012, de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do
Turismo - estudo encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio
Vargas. Segundo a pesquisa, o setor cresceu 13,1% em 2012, em comparação com o
ano anterior.
O levantamento
indica melhoria na evolução de preços na comparação entre o realizado em 2012 e
as expectativas para 2013. No último ano, os preços do setor registraram alta
de 9,6% e a expectativa apurada para 2013 indica uma elevação de preços de
3,8%, abaixo da estimativa para a inflação oficial, de cerca de 6%. “O setor
está saudável e demonstra vitalidade”, diz o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius
Lummertz.
Em relação aos custos, que em 2012 acusaram uma elevação
de 12%, para este ano o aumento esperado é de 4,7%. Todos os ramos de atividade
ouvidos declararam que pretendem investir em 2013 – 13,3% do faturamento, em
média –, e 93% das empresas ouvidas apostam em significativa ampliação nos
negócios neste ano. O faturamento médio esperado em 2013 é 7,5% maior do que em
2012 para as empresas ouvidas. “O levantamento indica para este ano elevação
esperada de custos abaixo da expectativa de aumento de faturamento, que é de
7,5%, o que indica espaço para novos investimentos”, comenta o ministro do
Turismo, Gastão Vieira.
Em sua nona edição, a pesquisa é uma radiografia do setor
traçada pelos próprios empresários.
As empresas ouvidas representam cerca de 22% da economia do turismo no Brasil.
Juntas, elas faturaram no ano passado R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil
pessoas nos 26 estados e o Distrito Federal.
De acordo com o ministério, o ano passado foi
especialmente bom para organizadoras de eventos e promotores de feiras. Esses
ramos de atividade viram o faturamento crescer, respectivamente,
23,2% e 14,9% – 19,5 e 8,1 pontos percentuais acima do esperado para o ano. O
faturamento de agências de viagem e hotéis também cresceram: 21,9% e 14,6%
respectivamente, também acima do antecipado pelos empresários.
Esses quatro setores também foram os que mais contrataram
em 2012: as agências registraram um aumento de 10,5%; as locadoras, de 10,6%;
os organizadores de eventos, de 16,2% e os promotores de feiras, de 10,3%.
“A pesquisa é um instrumento valiosíssimo para a
análise da economia do turismo, já que ouvimos nela as vozes dos principais
empresários do setor no Brasil”, afirma o diretor do Departamento de Estudos e
Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes.
Fonte: Jornal do Brasil
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