ALEMA

ALEMA

quinta-feira, 19 de março de 2015

Câmara instala Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo.


Frentur que fortalecer o Turismo em geral.


O presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto fala na instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo na Câmara Federal, em nome do trade nacional. Em seguida oferece almoço de confraternização ao deputado Herculano Passos e demais membros da comissão na sede da CNTur, onde se acorda uma Agenda Positiva em favor do turismo brasileiro, com o patrocínio dos dois órgãos.


No almoço na CNTur aparecem de frente, o presidente Nelson de Abreu Pinto, o deputado Herculano Passos e o prefeito de Socorro, André Bozola, presidente da APRECESP.


Secretário de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena, Ministro das Cidades, Gilberto Kassab e o presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto.
Para comemorar o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur), o presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, ofereceu um almoço ao pre-sidente da Frente, deputado Herculano Pas-sos e representantes do trade turístico bra-sileiro. O encontro foi realizado na sede da Confederação em Brasília e serviu para lançar uma Agenda Positiva compromissada entre a CNTur e a  Frentur na busca do pleno desen-volvimento do turismo brasileiro, espe-cialmente de incentivo à hotelaria e ao tu-rismo em geral, com foco no crescimento e fortalecimento do setor.

A Frentur foi lançada dia 11 março, no Congresso Nacional num evento que reuniu cerca de 150 pessoas, entre elas os Ministros do Turismo, Vinicius Lages, e das Cidades, Gilberto Kassab; senadores Lídice da Mata, (PSB-BA); Hélio José (PSD-DF) e Fátima Be-zerra (PT-RN), deputados federais Alex Ma-nente (PPS-SP) presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal; Magda Mofatto (PR-GO); Antônio Goulart (PDS-SP), Secretário de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena, prefeitos, representantes do trade turístico. O grupo se comprometeu legislar com políticas públicas em favor do setor.



A Confraternização


A Frente conta com a participação de mais de 250 deputados e senadores e tem entre seus objetivos incentivar o desenvolvimento da hotelaria e dos segmentos do turismo em geral, restaurantes comerciais e de refeições coletivas, lazer e divertimento, parques temáticos, gerando emprego, renda e a inclusão social nos estados e municípios brasileiros, em especial aqueles considerados estâncias ou com grande potencial turístico.



Durante o almoço oferecido pela CNTur, o presidente Herculano Passos falou das motivações para a criação da Frente. “Eu fui prefeito de Itu, que é uma Estância Turística e também  presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo - APRECESP. Sei o quanto o turismo ajuda no desenvolvimento de uma cidade. Agora, como deputado, quero unir e convergir para o bem comum, porque o país vai ganhar com nossas ações.  Fomentando o turismo, nós vamos, inclusive, contribuir para o Brasil sair da crise, uma vez que este setor gera emprego e renda”. 



O presidente da CNTur parabenizou o deputado pela participação expressiva do setor público e da iniciativa privada e representantes do turismo no lançamento da Frente. “Em 40 anos neste meio, nunca vi um lançamento tão concorrido como o de hoje”, afirmou. Nelson de Abreu Pinto também falou sobre a necessidade de desenvolver o turismo no Brasil com a ajuda da Frente. “De certa forma, o turismo ainda é novo no Brasil. Só em 2003 que o país ganhou um ministério específico. Então ainda dá pra se construir muito e nós temos vários projetos que queremos colocar nas mãos da Frente Parlamentar para trabalha-los no Congresso”. Explicou que o setor carece de políticas públicas para desenvolver o foco social e econômico do turismo.



Participaram do evento, dentre outros, os senadores Hélio José (PSD-DF),o presidente executivo do São Paulo Convention&Bureau, Toni Sando; presidente  da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara; diretor de novos projetos da entidade Luis Mario e a diretora de comunicação, Silvia Melo; professor Mário Beni – presidente do Conselho Nacional de Turismo da CNTur, Reitor da Universidade Corporativa da CNTur/ABRESI e membro do Conselho de Ética da Organização Mundial do Turismo (OMT); presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), André Bozola e o gerente administrativo da entidade, Fernando Zuppo; o presidente do Jungle Fight, Walid Ismail; a secretária de turismo de Guarujá (SP), Keila Moreira; Nelson Luiz Pinto, Presidente do CONJur, o advogado Trajano Ribeiro, dentre  outros convidados .

 

Objetivos da Frente Parlamentar

A FrenTur tem por objetivo incentivar o turismo, gerando emprego, renda e inclusão social nos estados e municípios brasileiros, em especial aqueles com vocação turística. Também vai propor e acompanhar a tramitação de proposições de interesse do setor no Congresso Nacional. Os membros vão ainda trabalhar para promover o intercâmbio com parlamentos de outros países, visando aperfeiçoamento recíproco das políticas para o turismo; acompanhar os programas federais de interesse do segmento, os projetos e as decisões políticas que possam influenciar diretamente no crescimento e desenvolvimento do setor; e incentivar a implementação de frentes parlamentares correlatas nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.


Membros da Frente

Além do presidente Herculano Passos, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo é composta por mais de 250 Deputados Federais e Senadores, onde a diretoria executiva é integrada pelos seguintes parlamentares:

  • Senador Hélio José (PSD-DF) - Vice-presidente;
  • Senadora Lídice da Mata (PSB-BA) – Vice-presidente;
  • Deputado Alex Manente (PPS-SP) - Vice-presidente;
  • Deputado Goulart (PSD-SP) – 1º Secretário.

Nenhum comentário: