quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

III Conferência Mundial sobre Turismo e Cultura


A terceira conferência de turismo cultural (3-5 de dezembro), organizada conjuntamente pela Organização Mundial de Turismo (OMT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), concluiu hoje em Istambul, na Turquia. Os participantes declararam seu apoio ao turismo cultural como um motor para salvaguardar o patrimônio vivo, catalisando a criatividade nas cidades e espalhando os benefícios socioeconômicos do turismo para todos.

Uma conclusão chave da conferência foi a necessidade de uma ligação clara e forte entre o turismo, a cultura e as partes interessadas da comunidade local. As políticas e estratégias de turismo cultural devem considerar as perspectivas e os interesses das comunidades locais, que também podem ajudar os órgãos de governança a equilibrar o desenvolvimento do turismo com a preservação e salvaguarda do patrimônio. A canalização das receitas do turismo para a preservação cultural e o desenvolvimento da comunidade foi identificada como um desafio-chave de governança.

A Presidenta Marie-Louise Coleiro Preca de Malta discursou na conferência na sua abertura, reforçando que: “No mundo de hoje, a diplomacia do turismo está se tornando mais importante para promover a compreensão, e a cultura é a chave para alcançar isso”.

O vice-diretor-geral da UNESCO, Xing Qu, afirmou o papel essencial do turismo, declarando: “O turismo oferece uma tremenda oportunidade para apoiar o desenvolvimento econômico local, ao mesmo tempo em que elimina as barreiras entre as pessoas. Aproveitar a criatividade e a inovação tecnológica, bem como salvaguardar o património, é essencial para promover um turismo responsável e sustentável para apoiar e unificar as comunidades nos próximos anos.”

“A cultura é um dos impulsionadores do crescimento do turismo, portanto, proteger o patrimônio cultural e promover o turismo para o desenvolvimento sustentável faz parte da mesma equação. Que mais de 30 ministros de todo o mundo estão reunidos aqui prova o lugar da cultura no turismo”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, abrindo o evento.

Esses sentimentos foram ecoados pelo ministro da cultura e turismo da Turquia, Mehmet Ersoy. “A parceria de cultura e turismo fornece um quadro para a cooperação público-privada, educação, investimentos e sustentabilidade”, acrescentou o Ministro Ersoy.

Em um debate moderado pelo da BBC Rajan Datar, os mais de 30 ministros presentes concluíram que o turismo e a cultura são indivisíveis e devem trabalhar juntos para que o turismo não sufoque o patrimônio cultural e seus benefícios para os visitantes e moradores locais. No entanto, o principal desafio é disseminar a atratividade do turismo cultural para além dos locais estabelecidos, gerenciando o grande número de visitantes.

A primeira sessão da conferência concentrou-se no potencial do turismo cultural para ajudar as cidades a se transformarem em ambientes e destinos mais sustentáveis ​​e criativos. Concluiu concordando que os setores criativos e culturais podem fortalecer e proporcionar inovação no turismo cultural, forjando elos que transformam o turismo em uma ferramenta para salvaguardar o patrimônio cultural tangível e intangível.

O segundo dia do evento foi entregue à dupla influência do turismo responsável e dos avanços tecnológicos na proteção do patrimônio cultural imaterial. Concordou-se que a inovação deve ser fortalecida para uma melhor gestão, promoção e preservação do patrimônio, bem como para tornar o turismo cultural acessível a todos.

Durante o evento, cinco empresas líderes de turismo da Turquia assinaram o Compromisso do Setor Privado com o Código Global de Ética para Turismo da UNWTO, impulsionando os esforços dos líderes da indústria turca para garantir o desenvolvimento sustentável do setor.

A 3ª Conferência Mundial sobre Turismo e Cultura da UNWTO / UNESCO produzirá uma declaração, a ser disponibilizada em breve, delineando o compromisso intersetorial de todos os participantes para reforçar a parceria turismo e cultura como um facilitador para alcançar a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 da Nações Unidas. A próxima edição da conferência está programada para acontecer em Kyoto, no Japão, em 2019.
Fonte: UNWTO/UNESCO

Nenhum comentário: