segunda-feira, 17 de junho de 2019

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO


A expressão Administração do Tempo não é exata. O certo é Administração da Pessoa para alocar estrategicamente o Tempo. O tempo é imutável. Todos os dias têm 24 horas e as coisas que temos para fazer são infinitas.

Alguns princípios fundamentais sobre a Administração do Tempo são imprescindíveis: primeiro, em uma caixa onde cabem 7 elementos é impossível colocar 10. Decorrente deste vem o segundo princípio: Administração do Tempo tem tudo a ver com prioridades.

Temos infinitos afazeres ao longo de um ano, de um mês, de uma semana, de um dia. Porém, se identificarmos quais são prioritários, temos grandes chances de não ter feito tudo o que queríamos, mas, com certeza, fizemos aquilo que era imprescindível realizar.

O profissional da Era do Conhecimento que tem habilidade em Como Administrar o Tempo saberá distinguir - ao longo do seu ano, mês, semana e dia - o que é importante do que é urgente. Isto é, deixa de ser o profissional "bombeiro" e passa a agir estrategicamente.

Acreditamos que Administração do Tempo é uma característica importante, contudo, não pode vir isolada. É imprescindível saber motivar-se. A automotivação é a mola de maior poder de alavancagem na Era do Conhecimento.

Fundamentos Científicos, as Concepções do Tempo, os Benefícios decorrentes da Administração do Tempo e as Posturas Comuns em Relação a Administração do Tempo:
- não se administra o tempo, administra-se a pessoa;
- não podemos decidir se vamos gastar o tempo, mas apenas como vamos gastá-lo;
- 24 horas é o limite do dia - limitada é a maneira como alocamos as 24 horas;
- a escassez do tempo é um indicador:
     . de excesso de objetivos:
     . da ausência de prioridades ao entrar em ação;
     . de hábitos fortemente dispersores de tempo.
- temos, basicamente, dois tipos de tempo:
     . o não controlável, imposto pelas funções profissionais;
     . o controlável, disponível e auto-administrável.
    
Concepções do Tempo
- administração inteligente de nós mesmos + uso otimizado dos recursos disponíveis = Administração do Tempo;
- estar sempre atarefado é diferente de produzir muitos resultados e com qualidade;
- a pergunta não deve ser : o que vou fazer hoje? mas, como vou administrar as próximas 24 horas;
- administração de tempo e macro visão pessoal, profissional(objetivos + prioridades) necessariamente caminham juntos;
- administrar o tempo está além de atender as demandas pessoais, familiares e profissionais atuais, consiste em adquirir estrutura capaz de atender as demandas que teremos nos próximos 5 ou 10 anos;
- alocar bem o tempo está além da agenda organizada, consiste em uma revolução interna - análise e mudança de hábitos, reavaliação da auto-concepção;
- o tarefeiro "estou até o pescoço de trabalho" torna inútil o tempo usado, pois sua postura não é estratégica, nem tática e, muito menos, possui perspectiva de futuro;
- diferenciar entre tempo objetivo - aquele mensurável por instrumentos quantificadores e o tempo subjetivo - a experiência pessoal do tempo;
- administrar o tempo é manipulá-lo habilmente ao invés de ser manipulado por ele;
- a eficácia é sempre mais importante do que a eficiência quando o recurso tempo é bem alocado;
- identificação dos principais desperdiçadores de tempo, causados por hábitos pessoais, atitudes profissionais, pela estrutura da empresa ou pelo contexto cultural;
- administrar o tempo não é um fim, mas um meio imprescindível de administrar o estratégico e o tático, tanto pessoal quanto profissionalmente;
- a pressão do tempo está diretamente relacionada com três fatores: velocidade de transformação; volume de informações; inabilidade ao administrar o tempo. (Por isto é que, tendo mais tempo livre que nossos antepassados, temos forte sensação da sua escassez);
- pesquisas mostram que a principal reclamação dos profissionais é a falta de tempo = 43%, secundado pela falta de dinheiro = 27%;
- a tendência é ampliar o tempo à dimensão profissional em detrimento do tempo familiar e pessoal - principal postura desencadeadora de stress;
- temos hoje recursos que otimizam sobremaneira o tempo; porém, possuímos igualmente outros que consomem o tempo excedente;
- administrar o tempo depende essencialmente de nós mesmos e, sem sombra de dúvida, temos grande espaço para manobrar.
tempo pode ser relativo, para uns passa mais rápido, para outros nem tanto, no entanto uma pessoa que não sabe administrar o tempo desperdiça seu dia, ou como se diz, perde tempo demais com as coisas. Essa dinâmica para administração do tempo  tem por objetivo esclarecer as verdades sobre a gestão do tempo, como administrar o tempo, desenvolver a atenção e a organização da rotina. Treinamento com dinâmica para Gestão do Tempo pessoal e profissional.



TREINAMENTO DINÂMICA DE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Você faz seu tempo

O objetivo desse treinamento em forma de dinâmica de grupo é ensinar a administrar o tempo, como gerir o tempo a fim de aumentar a produtividade e objetividade no trabalho, na carreira e até na vida pessoal.

Materiais: Cartelas previamente preparadas, em cartolinas simples ou plastificadas, contendo frases sobre "TEMPO". O coordenador irá cortar a cartela ao meio, ou seja, dividi-la em duas partes.

Sugestões de frases sobre o tempo:
"Tempo é Dinheiro - Time is money"
"O tempo voa."
"Não temos tempo suficiente."
"Precisamos compensar o tempo gasto."
"O tempo não pára, e no entanto, ele nunca envelhece."
"O dia foi feito para trabalhar e a noite para descansar."
"As decisões mais demoradas são as mais importantes."
"Delegar poupa responsabilidade, preocupações e tempo."
"Minha dificuldade em dizer NÃO tem atrapalhado o aproveitamento do meu tempo."
"Embora a vida seja uma só, sempre há tempo para recomeçar."
"Procuro resolver as crises quando elas surgem, ao invés de ficar me preocupando em como evitá-las."
"O amanhã a Deus pertence."
"Não adianta ter objetivos pessoais num mundo que está sempre mudando."
"O momento de viver é hoje, por isso é chamado de presente."
"Há tempo para todo o propósito, embaixo dos céus e na terra"
Variações...

Procedimento: O coordenador deve ter preparado, com antecedência, as cartelas contendo as frases e organizá-las em pares (cada trecho de cada frase junto com o outro trecho complementar).

Escolher previamente as frases que achar conveniente, adequando-as ao tema, ou utilizar as sugeridas.

Distribuir aleatoriamente cada metade de cada cartela às pessoas participantes do grupo, tendo o cuidado para que as frases/cartelas distribuídas de fato se complementem.

Orientar que cada pessoa procure o complemento da sua frase, sente com a respectiva pessoa e conversem durante 5 minutos sobre o conteúdo da cartela.
Voltar ao grande grupo e ouvir cada dupla, abrindo para comentários adicionais das demais duplas.

Dicas: Observar se está ocorrendo aprendizagem e integração, se os participantes estão atentos, principalmente no momento de encontrar o complemento para sua frase.

Ao final, o coordenador pode complementar, a seu critério, ou proceder à apresentação do tema, aproveitando as considerações do próprio grupo. Explorar ao máximo os comentários e percepções dos participantes, questionando-os sobre como cada um administra seu tempo.

Observações: Se destina a grupos que estejam em processo de treinamento (área de desenvolvimento gerencial ou, especificamente, administração do tempo). No entanto, fica a critério do coordenador aplicar a metodologia para a discussão de qualquer tema, basta elaborar as frases de acordo com o que vai desenvolver.
Tempo de aplicação: 5 minutos
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 10

Assista o vídeo: O desorganizado

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