A
expressão Administração do Tempo não é exata. O certo é Administração da Pessoa para alocar estrategicamente o
Tempo. O tempo é imutável. Todos os dias têm 24 horas e as
coisas que temos para fazer são infinitas.
Alguns
princípios fundamentais sobre a Administração do Tempo são imprescindíveis:
primeiro, em uma caixa onde cabem 7 elementos é impossível colocar 10.
Decorrente deste vem o segundo princípio: Administração do Tempo tem tudo a ver
com prioridades.
Temos infinitos afazeres ao longo de um ano, de um mês, de uma semana, de um dia. Porém, se identificarmos quais são prioritários, temos grandes chances de não ter feito tudo o que queríamos, mas, com certeza, fizemos aquilo que era imprescindível realizar.
O
profissional da Era do Conhecimento que tem habilidade em Como Administrar o
Tempo saberá distinguir - ao longo do seu ano, mês, semana e dia - o que é
importante do que é urgente. Isto é, deixa de ser o profissional
"bombeiro" e passa a agir estrategicamente.
Acreditamos que Administração do Tempo é uma característica importante, contudo, não pode vir isolada. É imprescindível saber motivar-se. A automotivação é a mola de maior poder de alavancagem na Era do Conhecimento.
Fundamentos
Científicos, as Concepções do Tempo, os Benefícios decorrentes da Administração
do Tempo e as Posturas Comuns em Relação a Administração do Tempo:
- não se administra o tempo,
administra-se a pessoa;
- não podemos decidir se vamos
gastar o tempo, mas apenas como vamos gastá-lo;
- 24 horas é o limite do dia -
limitada é a maneira como alocamos as 24 horas;
- a escassez do tempo é um
indicador:
.
de excesso de objetivos:
.
da ausência de prioridades ao entrar em ação;
.
de hábitos fortemente dispersores de tempo.
- temos, basicamente, dois
tipos de tempo:
.
o não controlável, imposto pelas funções profissionais;
.
o controlável, disponível e auto-administrável.
Concepções do Tempo
- administração inteligente de nós
mesmos + uso otimizado dos recursos disponíveis = Administração do Tempo;
- estar sempre atarefado é diferente de
produzir muitos resultados e com qualidade;
- a pergunta não deve ser : o que vou
fazer hoje? mas, como vou administrar as próximas 24 horas;
- administração de tempo e macro visão
pessoal, profissional(objetivos + prioridades) necessariamente caminham juntos;
- administrar o tempo está além de
atender as demandas pessoais, familiares e profissionais atuais, consiste em
adquirir estrutura capaz de atender as demandas que teremos nos próximos 5 ou
10 anos;
- alocar bem o tempo está além da agenda
organizada, consiste em uma revolução interna - análise e mudança de hábitos,
reavaliação da auto-concepção;
- o tarefeiro "estou até o pescoço
de trabalho" torna inútil o tempo usado, pois sua postura não é
estratégica, nem tática e, muito menos, possui perspectiva de futuro;
- diferenciar entre tempo objetivo -
aquele mensurável por instrumentos quantificadores e o tempo subjetivo - a
experiência pessoal do tempo;
- administrar o tempo é manipulá-lo
habilmente ao invés de ser manipulado por ele;
- a eficácia é sempre mais importante do
que a eficiência quando o recurso tempo é bem alocado;
- identificação dos principais
desperdiçadores de tempo, causados por hábitos pessoais, atitudes
profissionais, pela estrutura da empresa ou pelo contexto cultural;
- administrar o tempo não é um fim, mas
um meio imprescindível de administrar o estratégico e o tático, tanto pessoal
quanto profissionalmente;
- a pressão do tempo está diretamente
relacionada com três fatores: velocidade de transformação; volume de
informações; inabilidade ao administrar o tempo. (Por isto é que, tendo mais
tempo livre que nossos antepassados, temos forte sensação da sua escassez);
- pesquisas mostram que a principal
reclamação dos profissionais é a falta de tempo = 43%, secundado pela falta de
dinheiro = 27%;
- a tendência é ampliar o tempo à
dimensão profissional em detrimento do tempo familiar e pessoal - principal
postura desencadeadora de stress;
- temos hoje recursos que otimizam
sobremaneira o tempo; porém, possuímos igualmente outros que consomem o tempo
excedente;
- administrar o tempo depende
essencialmente de nós mesmos e, sem sombra de dúvida, temos grande espaço para
manobrar.
O tempo pode
ser relativo, para uns passa mais rápido, para outros nem tanto, no entanto uma
pessoa que não sabe administrar o tempo desperdiça seu dia, ou como se diz,
perde tempo demais com as coisas. Essa dinâmica para administração do
tempo tem por objetivo esclarecer as verdades sobre a gestão do
tempo, como administrar o tempo, desenvolver a atenção e a organização da
rotina. Treinamento com dinâmica para Gestão do Tempo pessoal e profissional.
TREINAMENTO DINÂMICA DE ADMINISTRAÇÃO DO
TEMPO
Você faz seu tempo
O objetivo desse treinamento
em forma de dinâmica de grupo é ensinar a administrar o tempo, como gerir o
tempo a fim de aumentar a produtividade e objetividade no trabalho, na
carreira e até na vida pessoal.
Materiais: Cartelas
previamente preparadas, em cartolinas simples ou plastificadas, contendo frases
sobre "TEMPO". O coordenador irá cortar a cartela ao meio, ou seja, dividi-la em duas
partes.
Sugestões de frases sobre o
tempo:
"Tempo é Dinheiro - Time
is money"
"O tempo voa."
"Não temos tempo
suficiente."
"Precisamos compensar o
tempo gasto."
"O tempo não pára, e no
entanto, ele nunca envelhece."
"As decisões mais
demoradas são as mais importantes."
"Delegar poupa responsabilidade,
preocupações e tempo."
"Minha dificuldade em
dizer NÃO tem atrapalhado o aproveitamento do meu tempo."
"Embora a vida seja uma
só, sempre há tempo para recomeçar."
"Procuro resolver as
crises quando elas surgem, ao invés de ficar me preocupando em como
evitá-las."
"O amanhã a Deus
pertence."
"Não adianta ter
objetivos pessoais num mundo que está sempre mudando."
"O momento de viver é
hoje, por isso é chamado de presente."
"Há tempo para todo o
propósito, embaixo dos céus e na terra"
Variações...
Procedimento: O coordenador
deve ter preparado, com antecedência, as cartelas contendo as frases e
organizá-las em pares (cada trecho de cada frase junto com o outro trecho
complementar).
Escolher previamente as frases
que achar conveniente, adequando-as ao tema, ou utilizar as sugeridas.
Distribuir aleatoriamente cada
metade de cada cartela às pessoas participantes do grupo, tendo o cuidado para
que as frases/cartelas distribuídas de fato se complementem.
Orientar que cada pessoa
procure o complemento da sua frase, sente com a respectiva pessoa e conversem
durante 5 minutos sobre o conteúdo da cartela.
Voltar ao grande grupo e ouvir
cada dupla, abrindo para comentários adicionais das demais duplas.
Dicas: Observar se está
ocorrendo aprendizagem e integração, se os participantes estão atentos,
principalmente no momento de encontrar o complemento para sua frase.
Ao final, o coordenador pode
complementar, a seu critério, ou proceder à apresentação do tema, aproveitando
as considerações do próprio grupo. Explorar ao máximo os comentários e
percepções dos participantes, questionando-os sobre como cada um administra seu
tempo.
Observações: Se destina a
grupos que estejam em processo de treinamento (área de desenvolvimento
gerencial ou, especificamente, administração do tempo). No entanto, fica a
critério do coordenador aplicar a metodologia para a discussão de qualquer
tema, basta elaborar as frases de acordo com o que vai desenvolver.
Tempo de aplicação: 5 minutos
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 10
Assista o vídeo: O
desorganizado
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