segunda-feira, 1 de julho de 2019

A Libra vem aí, será o fim dos bancos?

* Por Rafael Rocha

Há alguns anos atrás, querendo melhorar minha caligrafia, resolvi fazer um curso por correspondência, do antigo instituto Padre Réus.
Conheci esse instituto, na própria agência dos correios em Anicuns-GO, minha cidade natal. Ao me dirigir àquela agência para pagar contas, ou enviar alguma correspondência, via lá seus panfletos.
Eles ofereciam diversos cursos, desenho, caligrafia, detetive, eletrônica entre tantos outros.
Era assim; você pegava o folder, nele havia a conta para depósito, então, se encaminhava ao banco, fazia o depósito, pegava o comprovante, enviava pelo correio, já com o selo deles, e aguardava receber os primeiros materiais.
Imagine o tempo que isso demorava! Mas, éramos pacientes, e isso não importava, a vida era mais lenta mesmo.
Era mais lento ainda…
você fazia os exercícios, enviava novamente pelo correio, eles faziam a correção e mandavam mais módulos, é impossível imaginar isso hoje em dia.
Mas… o mundo mudou! E vai mudar muito mais. E vou falar sobre essa mudança que virá pela Libra.
Ahhh! Em tempo, quer saber se minha caligrafia melhorou? A resposta é não.
Não foi culpa do curso, mas que naquele tempo, tudo já estava mudando, já fui logo fazer datilografia, depois vieram os computadores, hoje só escrevo a mão, as vezes para fazer minha assinatura, quando não uso o token (assinatura digital).
Veja! Não importa pra ninguém se sua caligrafia é bonita. Já foi a época.
E os bancos? Parece que foram feridos de morte.
O Facebook anunciou a criação da Libra, sua criptomoeda.
Uma criptomoeda é um meio de troca descentralizado que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda.
A criptomoeda mais conhecida é o Bitcoin, por enquanto.
Esse sistema de criptomoedas que o Facebook está criando tem o apoio da Mastercard, Visa, PayPal, Stripe, PayU, Booking, eBay, Farfetch, MercadoPago, Uber, Lyft, Spotify, Iliad e Vodafone, pode ser a nova moeda mundial, ao lado do ouro.
Com esse sistema, você poderá transferir dinheiro de forma rápida e barata sem ter que passar por bancos, que faturam só nesse serviço mais de 670 Bilhões de reais.
O Facebook pode se tornar o banco mundial, e ser líder em débito e crédito, atirando com bala de prata no coração dos bancos.
O Facebook poderá se tornar a maior Finteck de concessão de crédito do mundo, disponível a um clique.
Veja bem, o Facebook reuniu em seu apoio, as maiores bandeiras de cartões! A coisa é séria. Seríssima!
Não restará serviços para serem oferecidos pelos bancos, que no geral, tem péssimo atendimento e demora. Veja bem, ninguém espera mais o curso por correspondência.
Quer um empréstimo? Acesse o Facebook! Transferência? Facebook! Crédito ou débito? Facebook! Rápido e prático.
E mais… o Facebook, começa com uma capilaridade de 2.4 Bilhões de clientes. Será que é fraco?
Bem, mas você está dizendo; não sou dono de banco, nem trabalho pra eles, quero mais é que se lasquem!
Ok! Isso terá grandes implicações. A dinâmica do mercado irá mudar.
Vejamos algumas implicações.
1. Investimentos


Alguns bancos estão listados na bolsa de valores, BANCO INTER, BTGP BANCO, BANCO PAN, ITAUUNIBANCO ,ITAUSA, e o que vai acontecer com suas ações! Pode ser que derretam.
E o Bitcoin? Pode ser que derreta também! Tem investimentos lá? Cuidado!
2. Novas oportunidades de negócios



Com o fim dos grandes bancos, sobrarão oportunidades para novos pequenos negócios de crédito, assim como a formatação jurídica que a MP da liberdade financeira criou ESC (empresa simples de crédito), novos negócios financeiros irão surgir.
Abre o olho…
3. Novas Formas de Receber e pagar


A libra, provavelmente acabará com a tal maquininha de cartão. Primeiro pelas taxas, segundo pela mecânica do negócio.
Não duvide que as coisas mudem! Lembra das locadoras de filmes, sabe o que é Netflix e qual a relação entre elas? Pois é…
A libra será lançada em 2020! Logo ali…
Você, sua empresa e seus investimentos estão preparados para a disrupção? É bom ficar atento.
A letra pode não ser bonita, mas a “letra” que te passei aqui, pode te ajudar muito.
Até.
* Dr Rafael Rocha
O advogado Rafael Rocha é advogado criminalista, consultor e parecerista em matéria Penal e Processo Penal. Formações Acadêmicas. • Bacharel em Direito pelo INESC/MG • Bacharel em Teologia pelo SETECEB/GO • Pós graduado em Direito Empresarial pela FIJ/RJ • Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal pelo ATAME/GO Entidades das quais faço parte. • Vice Presidente da Comissão de Direito Penal Militar OAB/GO 2016-2018 • Membro do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal. • Membro da OAB/GO • Abracrim – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas

Nenhum comentário: