ALEMA

ALEMA

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Dr. José Carlos MADEIRA realiza palestra sobre a Amazônia.



Dr. José Carlos MADEIRA., Juiz Federal e Palestrante que abordará temas sobre a Amazônia
A Amazônia tem ocupado os holofotes dos noticiários mundiais no último mês. As grandes quantidades de incêndios e queimadas, que consomem boa parte da maior floresta tropical do planeta em 2019, reacenderam os debates sobre a política ambiental do governo brasileiro, mobilizaram classe artística, política e movimentaram os debates nas redes sociais.

Como parte das comemoração ao Dia da Amazônia, que é celebrado anualmente em 05 de setembro. A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) por meio da Associação Atlética Acadêmica – Dionísio e discentes do curso de Geografia UEMA, promove HOJE, 09 de setembro de 2019, a partir das 13:00 horas, o evento   “Uma tarde para refletir: o equilíbrio social, econômico e ambiental da Amazônia”. O objetivo é ampliar as discussões a respeito da Amazônia e conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.
O evento é uma oportunidade de promover um diálogo entre profissionais e estudantes sobre temáticas voltadas para a Amazônia e criar uma maior reflexão sobre a atual situação da Amazônia, e quais pontos influenciam em nosso cotidiano.
O evento contará com a participação do Dr. José Carlos MADEIRA, Juiz Federal da TRF - Tribunal Regional Federal da 1a. Região, que ministrará palestra de 1600 às 17:30 horas, abordando as problemáticas pelas quais passa a Amazônia. Madeira irá apresentar sugestões de soluções, através de realização de parcerias públicas e privadas para que possamos ter na Amazônia o verdadeiro desenvolvimento sustentável.
A inscrição é 01 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade.
Link para as inscrições:

Observação: Todo o alimento arrecadado nas inscrições será doado para instituições carentes.
Dia da Amazônia é celebrado anualmente em 5 de setembroEsta data foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.
O dia escolhido faz referência a 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).
Não há muitos motivos para comemoração e sim para preocupação. A floresta amazônica atualmente está ameaçada pelos constantes desmatamentos ilegais, afetando diretamente a fauna e a flora da região, causando desequilíbrios e crises ambientais a nível global.

A Amazônia sofre com os constantes ataques e desmatamentos
Dados Importantes sobre a Amazônia

Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, a Amazônia está presente em 8 estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso.
Na América do Sul, compreende os seguintes países: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.
O clima na região amazônica é predominantemente equatorial/quente e úmido.
Outro recorde da Amazônia é a sua bacia hidrográfica. Com cerca de 7 milhões de quilômetros de extensão, os principais rios da região são: Amazonas (maior do mundo em extensão), Negro, Trombetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá (todos afluentes do Rio Amazonas).

Nenhum comentário: