quarta-feira, 26 de março de 2014

CNTur diagnostica problemas e propõe soluções para o turismo nacional


Reunindo lideranças e autoridades do trade turístico em seu Fórum Profissional no dia 19 de março, no Auditório Santana I, do Expo Center Norte, paralelo ao 20° Workshop Trade Show da CVC, a CNTur propiciou um diagnóstico dos problemas conjunturais do turismo nacional, desde as políticas públicas, a situação a malha aérea nacional, os gargalos que emperram seu desenvolvimento até a primeira leitura do Plano Nacional do Turismo a ser posto em prática pelo Ministério do Turismo.

Ao abrir os trabalhos o presidente Nelson de Abreu Pinto fez uma explanação sobre a importância do evento para se buscar um formato novo que garanta o crescimento do turismo nacional dentro de uma nova tendência. Prestigiaram o evento, os vices da CNTur e presidentes das Federações – FENACTUR – Michel Tuma Ness; Paulo César Pedrosa, da FHOREMG e Sílvio Pessoa, da FeBHA, Fábio Aguayo, ABRABAR-PR, Miriam Petrone, ABRAJET-SP e diversos presidentes de sindicatos e entidades civis do turismo. O Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinicius Lummertz, esteve presente em nome do Ministério do Turismo e falou sobre políticas públicas do setor.
Vários expositores de expressão nacional falaram no evento, com destaque para o Prof. Mário Petrocchi (presidente do ConCNTur-ES), que falou sobre o Plano Nacional de Marketing Turístico, por ele elaborado para o Ministério do Turismo, sendo secundado pelo Prof. Mário Beni, presidente do CENTUR – Conselho Nacional de Turismo da CNTur. Ambos fizeram um diagnóstico do quadro real da situação do turismo no Brasil e suas perspectivas.
Dentro da programação oficial falaram: Michel Tuma Ness, presidente da FENACTUR, sobre o mercado turístico e o novo foco a ser desenvolvido pelos agentes de viagens diante da conjuntura atual; Rodrigo Napoli, diretor comercial da AVIANCA focando o problema do trafego aéreo e os desafios da Copa do mundo de Futebol; Maurício Bernardino, sobre a segmentação da hotelaria nacional; Jarbas Favoretto, sobre a regionalização e municipalização do turismo; Virgílio Carvalho, sobre gestão e capacitação.

Discursaram presidentes de sindicatos e entidades e diretores de área da CNTur e o subsecretário de turismo do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita de Castro, que fez um intenso discurso a favor da independência do setor do Turismo em relação ao Comércio, defendendo a causa da CNTur. O evento foi encerrado com pronunciamento do presidente Nelson de Abreu Pinto, avaliando os resultados daquele encontro profissional, que anunciou, no fluir do ano vários eventos da mesma categoria para discutir o turismo com maior amplitude em sua base municipal.

Nenhum comentário: