sexta-feira, 21 de março de 2014

Ministro do Turismo diz que PPP é solução viável


Vinicius Lages - Ministro do Turismo do Brasil
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirmou que a Parceria Público-Privada (PPP) para a administração do Parque Nacional de Jericoacoara é solução válida para ajudar a desenvolver a região. “É uma ideia viável sim, mas toda mudança em um local natural como aquele merece uma análise mais aprofundada”,
Apesar de ser a favor de uma PPP, ele disse desconhecer as propostas para a região. “Não conheço as ideias que estão sendo sugeridas para Jericoacoara”. Entre os projetos, além da parceria para administração do parque, estão a ampliação da área urbana de Jijoca, permitindo novas construções, e a inauguração do aeroporto de Jericoacoara, prevista para este ano.
“Preciso ainda me informar dos projetos que estão em andamento e aqueles que foram apresentados para dar uma opinião melhor”, disse Lages. O ministro afirmou que ainda não tem previsão de quando estará no Ceará para tratar de assuntos da pasta. Segundo ele, a ideia é fazer a primeira reunião com o governador Cid Gomes antes da Copa, que começa em junho.
“Estamos organizando a agenda de encontros. Mas gosto muito do Ceará. Vamos olhar com carinho este que é um dos principais destinos turísticos do País” ressaltou o ministro, que é alagoano.

Metas
Ao falar de números, o ministro salientou que o Nordeste é responsável por cerca de 1/3 do fluxo do turismo interno no País. Ele fala em abrir novos caminhos na região para que as pessoas tenham mais facilidade em visitar locais que, hoje, estão inacessíveis. 
“Nossa preocupação inicial é estudar como fazer o turista chegar até o local que procura. Temos pontos belos e de pouco acesso. Temos que aproveitar as instalações que estão no local para criar caminhos” lembrou.
Para ele essa é uma forma imediata de melhorar a renda da população local. Segundo Lages, o movimento de turistas no Brasil chega a 60 milhões. “Em países como Nova Zelândia isso alcança a 50% (da população)”.

O ministro Vinicius Lages disse que vai implantar uma agenda de inovação para incentivar a participação no mercado turístico brasileiro. “Vamos falar com o varejo, ver os problemas e solucionar os problemas mais urgente. A meta é inspirar cada vez mais brasileiros a participar da força de trabalho do setor”. Ele destacou a importância do Turismo no País, mas diz que o setor ainda está aquém do seu potencial.

Nenhum comentário: