sábado, 17 de maio de 2014

Dilma sanciona com vetos lei que regulamenta agências de turismo

Ela vetou artigos que tiravam responsabilidade por prestação de serviços.
Justificativa diz que esses pontos contrariavam Código do Consumidor.


A Presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que regulamenta as atividades das agências de turismo, mas vetou os artigos que, na interpretação do governo, contrariam o Código de Defesa do Consumidor.

A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (16) do "Diário Oficial da União". O projeto de lei, de autoria do deputado Alex Canziani (PTB-RR), tramitava desde 2001 e foi aprovado pela Câmara no mês passado.

Os dispositivos vetados mais polêmicos são os dos artigos 11 a 17 e 25, entre os quais estão os que isentavam as agências de turismo de responsabilidade pelos serviços prestados por hotéis e companhias aéreas, por exemplo, nos pacotes vendidos aos clientes.

Também houve vetos a artigos que dispunham sobre operações de câmbio pelas agências de turismo, que ficariam desobrigadas de se submeterem às normas do Sistema Financeiro Nacional."As regras previstas nesses dispositivos contrariam o interesse público ao afastar princípios gerais de proteção e defesa do consumidor, tais como a responsabilidade objetiva e solidária entre os fornecedores de produtos e serviços da cadeia produtiva, além de excepcionar a atuação dos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor", diz no texto a presidente ao justificar os vetos.

A nova legislação define as atribuições de operadoras (planejamento e organização de viagens turísticas ou excursões) e agências de viagem (intermediação dos serviços).

“A lei reforça a importância da legalização das empresas e traz mais garantias aos turistas durante a programação de suas viagens”, afirmou o coordenador de Competitividade e Inovação do Ministério do Turismo, Jair Galvão.

Nenhum comentário: