A ideia
é agregar valor ao turismo no entorno do santuário de Rita de Cássia. Monumento
de 56 metros de altura já atraiu mais de 100 mil visitantes.
Monumento é considerado a maior imagem católica do mundo com 56 metros (Foto: Canindé Soares) |
A
cidade de Santa Cruz é famosa no Rio Grande do Norte pelo turismo religioso devido ao Alto
de Santa Rita de Cássia, um santuário com um monumento de 56 metros em
homenagem à padroeira que é considerado a maior imagem católica do mundo. Mas o
município - que fica a 115 quilômetros da capital, Natal - tem outros atrativos
além do religioso. Para identificar o potencial e estimular o desenvolvimento
dos negócios da região, o Sebrae no Rio Grande do Norte criou, em parceria com
a prefeitura local, um roteiro turístico para a região.
saiba
mais
- Reportagem
exibida no Bom Dia RN vence etapa do 'Prêmio Sebrae de Jornalismo'
- RN
tem o 2º maior crescimento de empregos do Nordeste, diz Sebrae
Os
detalhes do projeto foram apresentados na terça-feira (2) a um grupo de 40
empresários de municípios da região, entre eles proprietários de hotéis,
pousadas, bares e lanchonetes, taxistas e agentes de viagens. Levantamento
preliminar indica que a região tem potencialidades favoráveis ao turismo devido
à presença de museus, cachoeiras, espaços culturais e outros monumentos, que
vão além do aspecto religioso. A proposta é agregar valor ao destino ao
apresentar aos visitantes novas opções de lazer em localidades próximas ao
santuário, fomentando negócios para os empreendimentos da região.
Com
o novo roteiro, espera-se fortalecer a identidade regional, incentivar o
empreendedorismo, estimular a criação de novos negócios e a expansão dos que já
existem, ampliar e qualificar serviços e equipamentos turísticos, além de
facilitar o acesso das pequenas empresas do mercado turístico regional,
estadual, nacional e internacional.
“A
atividade do turismo religioso é o principal elo de desenvolvimento econômico
da cidade, então o Sebrae entrou nessa
parceria com a prefeitura para criar um roteiro para região e capacitar os
empresários que já têm negócios para atender bem aos turistas”, explica o
gerente do Escritório Regional do Sebrae no Trairi, Leonel Pontes. O foco da
atuação do Sebrae será a melhoria na qualidade da prestação dos serviços.
Justificativas
O
cenário é propício à roteirização do turismo em Santa Cruz. Desde a sua
inauguração, o Alto de Santa Rita tem registrado mais de 100 mil visitas,
chegando a contabilizar, em média, três mil visitantes a cada fim de semana.
Número que triplica em datas especiais do calendário religioso, como Semana
Santa e Natal. A passagem
de turistas de todos os estados do País e de outras nacionalidades ajudou a
modificar o perfil da cidade. Após a construção do complexo, o número de leitos
em Santa Cruz deu um salto e hoje soma 412 leitos.
O
projeto do novo roteiro turístico está sendo conduzido pela analista do
Sebrae-RN no setor de turismo, Darlyne Fontes Virginio. As primeiras ações
começam no dia 17 de abril com a primeira visita técnica às localidades. Será
feito o mapeamento de todos os empreendimentos da região e das potencialidades
que poderão ser inseridas no roteiro. Será feito um inventário de todo o
patrimônio do lugar e planejar o que deverá ser contemplado no roteiro. Além
disso, serão determinados os segmentos a partir dos locais com maior relevância
e identificado o perfil do público visitante.
A
segunda fase começa em junho com a capacitação dos empresários, através de
cursos e palestras, e a realização de consultorias individualizadas. A última
etapa é a fase de mercado em que ocorrerá a divulgação do destino junto às
operadoras de turismo e agentes de viagens, o que deve ocorrer em agosto.
Fonte: G1-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário