sábado, 11 de março de 2017

FENACTUR COMEMORA 27º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO


FENACTUR COMEMORA 27º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO

com a palavra o seu presidente MICHEL TUMA NESS

O Dia 08 de março, além de ser um dia importantíssimo na vida de TODAS as mulheres, porque nesta data se comemora o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, também é um festivo para o Turismo Nacional.
Hoje estamos comemorando o 27º aniversário de fundação da FENACTUR - FEDERAÇÃO NACIONAL DE TURISMO, uma entidade sindical de grau superior, com sede na maior cidade do Brasil e que representa a concretização de um sonho: o sonho daqueles que pensavam em ter uma Entidade Nacional que representasse, em âmbito nacional, os interesses do turismo nacional, que se transformasse na voz daqueles que clamam pelo engrandecimento do turismo, através de negociações com os entes governamentais e entidades coirmãs na busca de apoio, de políticas e de medidas que possam tornar o turismo a verdadeira indústria da transformação, do conhecimento, do lazer e do prazer que as pessoas sentem ao viajar.
A FENACTUR foi fundada em 08 de março de 1990, reunindo então, 10 Sindicatos de Empresas de Turismo situados em diversas regiões do Brasil e hoje este número aumentou substancialmente, atualmente 25 (vinte e cinco) integram o grupo de filiados da FENACTUR, os quais, por sua vez representam um universo superior a 40.000 (quarenta mil) agências de viagens, além de atrativos turísticos.
O turismo é, hoje, uma das atividades mais viáveis para o Brasil retomar o seu crescimento econômico, e a importância dessa atividade para a geração de empregos, é incontestável. No mundo, de cada quinze pessoas que trabalham, uma é empregada em atividade ligada ao turismo.
Mas para que tudo isto seja organizado e desenvolvido, é necessário que tenhamos entidades fortes, que realmente representem a categoria, com dirigentes que vivam os problemas do dia a dia e, através de um diálogo sadio, proponham soluções, tanto a nível regional, como a nível nacional.
Por força de preceito constitucional (artigo 8º inciso I da CLT), a personalidade jurídica de um Sindicato, Federação ou Confederação, só é adquirida com seu registro no órgão competente. A Fenactur tem sua personalidade jurídica e funciona, como centro de interesse dos sindicatos e de suas respectivas filiadas -as agências de viagens-. Está devidamente registrada nos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas; seu código de entidade sindical junto à Caixa Econômica Federal é o nº 002. 411.00000-0, e possui Registro Sindical expedido pelo Ministério do Trabalho, através da Secretaria de Relações do Trabalho, em 26 de março de 1996, com Despacho publicado no D.O.U. de 02/02/1996, Seção I, pg. 1721
Nestas quase três décadas de vida, a FENACTUR se notabilizou por prestar inestimáveis, relevantes e valiosos serviços para essa categoria econômica e também para todo o mercado de seguros, defendendo suas bandeiras diuturnamente e obtendo conquistas memoráveis, particularmente para todos aqueles que compõem o “trade” turístico, merecendo destaque no seguinte:
A FENACTUR, hoje, face o trabalho dos seus dirigentes e a conscientização da necessidade de união da categoria, dobrou o número de associados existentes na época de sua fundação, e assim, exige agora, especial atenção no relacionamento entre todos os envolvidos;
A Fenactur, como entidade federada que é, detém acento cativo, com direito a debates e voto, no SNEA - Sindicato Nacional das Empresas Aéreas. Ela foi a -primeira a obter tal deferência;
A Fenactur reivindicou e obteve, da Câmara Setorial de Turismo, do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, onde ela consta uma série de alterações na Legislação Brasileira, que ofereceu relativa a abertura do mercado turístico, na Área do Mercosul, que apresentou;
A Fenactur, atendendo a necessidade de se integrar à globalização e à dinâmica do turismo internacional, solicitou e obteve seu ingresso na O M T - Organização Mundial de Turismo, com vistas, também, a desenvolver projetos, aplicando recursos da O M T e da Comunidade Europeia;
A Fenactur, atendendo justa reivindicação de sindicatos filiados e dos interesses do Agente de Viagem, se dispôs encaminhar à direção da COPET - Comissão Permanente de Turismo, proposta de sua reestruturação, absolutamente necessária;
A mão de obra do "trade", devido sua especialização, é muito diferenciada dos demais setores comerciais, daí ser necessário, ótimos funcionários, gabaritados profissionais, com expressivos salários, que correspondam perfeitamente ao que ganham e as expectativas dos seus patrões. 
Não se pode negar, também, que foi durante a gestão do brilhante e enfático entusiasta do turismo nacional Dr. Caio Luiz de Carvalho, enquanto esteve à frente da EMBRATUR, o qual concedeu a FENACTUR a honraria de poder gerenciar as feiras internacionais de turismo, as quais permitiram que o mundo conhecesse melhor o Brasil, resultando no crescimento de turistas que passaram a visitar o Brasil. 
Paralelamente, a FENACTUR continuará lutando pela implantação de medidas em favor do turismo interno. O trabalho será desenvolvido para agregar vários integrantes da cadeia produtiva, trazendo benefícios também para todas as empresas ligadas ao setor, como Agências de Viagens, Hotéis, Cias. Aéreas, Locadoras de Automóveis e outras. 
Como dito por seu Presidente MICHEL TUMA NESS “O turismo é a indústria que mais movimenta divisas e gera empregos no mundo inteiro”.  Por isso, é que mesmo após a realização dos dois maiores eventos esportivos do mundo e em que pese o insucesso do Brasil na Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas realizadas no Rio de Janeiro no início do segundo semestre de 2016, se traduziram em sucesso absoluto, com crescimento acentuado na quantidade de turistas que vieram para tais eventos e que retornaram ou que estão retornando para visitar o País. 
Esta será a grande oportunidade de, neste século, inserir o Brasil no roteiro internacional de viagens para o turismo de todo o mundo. 
A posição da FENACTUR e da CNTur frente às políticas governamentais do setor do turismo, é de entusiasmo e de ampla colaboração para o crescimento/desenvolvimento do turismo do Brasil! 
Por tudo isso é que a missão da FENACTUR se torna mais importante. Ela e a sua Entidade maior – CNTur estão de mãos dadas trabalhando diuturnamente pelo engrandecimento do turismo nacional.
Abraços
Michel Tuma Ness
Presidente Fenactur – Federação Nacional de Turismo.


Nenhum comentário: